Professora Sara Cruz publica artigo sobre autismo na revista científica "Neuropsychology Review"

07/02/2024 9:02

Professora Sara Cruz publica artigo sobre autismo na revista científica

 

O autismo e as diferenças de diagnóstico, relativamente aos géneros masculino e feminino, foram objeto de um artigo da Professora Doutora Sara Cruz, investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto), publicado, recentemente, na revista científica Neuropsychology Review, de acesso livre, com o título "Is There a Bias Towards Males in the Diagnosis of Autism? A Systematic Review and Meta-Analysis".

O ponto de partida do estudo, que serviu de base ao artigo, foi a constatação de um diagnóstico de autismo desproporcional entre homens e mulheres: "[...] autism is more frequently diagnosed in males, with evidence suggesting that females are more likely to be misdiagnosed or underdiagnosed [...]".

O artigo salienta que é uma realidade o autismo ser mais diagnosticado em homens, com uma proporção de 4:1 (homem/mulher) e, assim, procedeu-se a uma análise e comparação de diferenças fenotípicas (sendo os fenótipos o resultado da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois) entre representantes dos dois géneros, para verificar se, e como, essas diferenças contribuem para essa desproporcionalidade de diagnóstico, em conjunto com uma provável camuflagem, por parte das mulheres, de sintomas e comportamentos associados ao autismo, o que, por sua vez, também afeta a sua identificação e tratamento e tem implicações várias na vida diária, pessoal, social e profissional.

Observou-se que "[...] autistic males exhibited more severe symptoms and social interaction difficulties on standard clinical measures than females, who, in turn, exhibited more cognitive and behavioural difficulties [and] the results support the argument of a bias in clinical procedures towards males and the importance of considering a ‘female autism phenotype’— potentially involving camouflaging—in the diagnostic process [...]".

Os resultados salientam a manutenção de ferramentas de diagnóstico clínico tendenciosas, relativamente ao género masculino, o que tem implicações importantes na forma como os médicos avaliam a gravidade dos sintomas autistas e as dificuldades de interação social nas mulheres, em conjunto com comportamentos de camuflagem, levando a um possível subdiagnóstico.

O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central, que se manifesta na infância, e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que o autismo (ou Transtorno do Especto Autista- TEA) "[...] constitutes a diverse group of conditions related to development of the brain [and] is characterised by some degree of difficulty with social interaction and communication. Other characteristics are atypical patterns of activities and behaviours, such as difficulty with transition from one activity to another, a focus on details and unusual reactions to sensations [...]". (fonte: OMS)

A Neuropsychology Review é um periódico, dedicado a artigos de revisão integrativa, em todos os aspetos da neurociência, que contribuam para uma compreensão mecanicista da neuropsicologia humana, em populações normais e clínicas. O objetivo da revista é publicar artigos académicos que resumam e sintetizem os pontos fortes e fracos da literatura e proponham novas hipóteses, modelos, métodos de análise e ligações a outros campos. (fonte: Neuropsychology Review)

 



Clique para aumentar