Arquiteto João Rapagão Prefacia "O Nosso Arquiteto"

08/02/2024 9:02

Arquiteto João Rapagão Prefacia

 

João Paulo Rapagão, Docente de Arquitetura I no Campus do Porto da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada Norte, assina o prefácio do livro "O Nosso Arquiteto" da autoria de Maria João Neto.

A publicação é o testemunho de Maria João Neto sobre os primeiros passos do arquiteto Álvaro Siza, autor das Quatro Casas desenhadas em Matosinhos entre 1954 e 1957, seu primeiro projeto e sua primeira obra total. É o testemunho, também, sobre a encomenda, sempre negociada e apresentada ao casal Fernanda e Fernando Neto – Álvaro Siza não era, ainda, arquiteto quando desenhou e acompanhou a obra – e sobre o empenhamento posto durante o projeto e a obra que serviu, assim, de laboratório para uma aprendizagem que dissipou incertezas e ampliou certezas ao futuro arquiteto.

A publicação foi apresentada no dia 6 de fevereiro de 2024, e marcou a reabertura da Casa Fernando Neto ao público, renovada por Álvaro Siza e com uma nova agenda cultural e social para o futuro.

"O Nosso Arquiteto" voltará a ser apresentado ao público a 17 de Fevereiro de 2024, às 16 horas, na Árvore, Cooperativa de Atividades Artísticas, na Rua de Azevedo de Albuquerque, 1, 4050-076 Porto, com a presença de Maria João Neto, autora, e João Paulo Rapagão que prefacia o livro.

 

https://www.facebook.com/CamaraMunicipalMatosinhos/posts/pfbid02NzDi8bDBVwz6Zu72vSEkHyx3zw3E8SFbykZfZraprwWyETB7t7LoJt43AL4HkGHql

https://arvorecoop.pt/event/apresentacao-do-livro-o-nosso-arquitecto-de-maria-joao-neto/

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar