Professor Rui Alexandre em Erasmus+ Mobility for Teaching em Roma

23/02/2024 15:02

Professor Rui Alexandre em Erasmus+ Mobility for Teaching em Roma

 

No âmbito do Protocolo Erasmus+ com a Accademia delle Arti e Nuove Tecnologie (AANT), o Prof. Doutor Rui Alexandre, Docente da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, realizou uma Erasmus+ Mobility for Teaching na referida instituição, em Roma.

A mobilidade decorreu entre os dias 19 e 23 de fevereiro de 2024 e, entre diversas atividades, incluiu um workshop desenvolvido durante dois dias sob a temática do design especulativo direcionado para mobiliário urbano. Este workshop designado de “Speculative Experimental Urban Design (SEUD)”, foi distribuído por vários momentos, dentro e fora da instituição, com foco de intervenção na Piazza de San Giovanni. O mesmo contou com a presença de estudantes das várias áreas de formação da AANT que, após a contextualização teórica, iniciaram, em grupos heterogéneos, uma reflexão sobre a vivência e o equipamento atual daquela praça/jardim passando, posteriormente, para a conceptualização e idealização de novas estruturas e equipamentos que pudessem ser necessários no futuro deste espaço. No final, foram formalmente apresentadas todas as ideias com recurso a diversos suportes.

Esta mobilidade focou-se, entre outros objetivos, em desenvolver e discutir técnicas de ensino, aumentar as sinergias  entre ambas as instituições e ser modelo e incentivo à mobilidade entre as instituições.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar