Aula aberta sobre casos práticos de desenvolvimento de marcas

01/03/2024 16:03

Aula aberta sobre casos práticos de desenvolvimento de marcas

 

Decorreu, no passado dia 29 de fevereiro, uma aula aberta subordinada ao tema Construindo identidades: estudos de caso de imagens gráficas, dirigida aos estudantes do 1º ano do Ciclo de Estudos em Design, do Centro Universitário do Porto desta Universidade, no âmbito programático da unidade curricular Design I.

Fernando Vale foi o orador convidado. É designer, licenciado pela Universidade Lusíada (2010), frequentando atualmente o curso de Mestrado em Design de Produto, nesta Universidade.

Fundou a Agência Criativa FVD (Fernando Vale Design). No seu curriculum profissional conta já com inúmeras distinções, sendo ainda mentor na área do empreendedorismo na Rede de Mentores da Geração Made IN, do município de Vila Nova de Famalicão.

Resultado da sua experiência profissional, Fernando Vale apresentou dois casos de estudo: o primeiro, projetado para a construção da marca, dos produtos e de packaging de uma empresa produtora de gin – “Vermuiz Gin”, sediada em Vila Nova de Famalicão; o segundo, projetado para o redesign da marca visual de uma outra empresa, com intervenção no estacionário e nos produtos.

O designer ofereceu aos assistentes à aula (estudantes, designers e professores), uma interessante explanação sobre o desenvolvimento do design de marcas, estabelecendo uma relação efetiva entre a realidade académica (ensino superior) e a realidade profissional (mercado de trabalho), ilustrada com referências de proximidade entre as metodologias do Design.

Esta aula culminou com um espaço de diálogo aberto à participação dos presentes, nomeadamente alguns estudantes finalistas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco e alguns colaboradores do gabinete de design do orador, os quais acompanharam Fernando Vale a esta visita ao Centro Universitário do Porto da Universidade Lusíada.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar