CEJEIA estabelece Acordo de Cooperação Internacional com o Centre for International Law Research and Policy

08/03/2024 10:03

CEJEIA estabelece Acordo de Cooperação Internacional com o Centre for International Law Research and Policy

 

A Universidade Lusíada, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (CEJEIA), assinou, no dia 18 de janeiro de 2024, um Acordo de Cooperação Internacional com o Centre for International Law Research and Policy (CILRAP).

Com este ato, formaliza-se o estabelecimento da parceria entre as duas Instituições, que visa o estabelecimento da cooperação e o intercâmbio científico, através das seguintes atividades:

  • Desenvolvimento conjunto de projetos de investigação;
  • Organização conjunta de encontros, conferências e seminários;
  • Intercâmbio de publicações científicas, documentos, materiais de investigação e exibições;
  • Organização conjunta de cursos e de programas de estudo avançado e pós-graduado.

O Centre for International Law Research and Policy é um grupo de reflexão, independente sem fins lucrativos, com sede em Bruxelas, e com um gabinete para as atividades de investigação e edição, situado em Florença, Itália. Trata-se de uma plataforma de conhecimento que se propõe fazer a ponte entre a formação académica, a edição, a formação especializada e outras formas de transferência de conhecimento e procura desenvolver ferramentas de conhecimento no domínio do direito internacional, em particular do direito internacional penal e humanitário.

O CILRAP tem dois departamentos principais — o Forum for International Criminal and Humanitarian Law (FICHL) e a Case Matrix Network (CMN) — e é proprietário da Torkel Opsahl Academic EPublisher (TOAEP). Este pequeno filme apresenta uma breve visão de algumas das atividades e resultados concretos do CILRAP. 



Clique para aumentar