Participação no Programa "Mais do que Casas"

15/03/2024 14:03

Participação no Programa

No dia 6 de março de 2024, os 2º e 5º anos do curso superior de arquitetura da Universidade Lusíada do Porto participaram no 2º encontro de escolas no âmbito do programa ‘Mais do Que Casas’ que decorreu nas instalações da FAUP no Porto e que visa estimular uma nova visão da academia portuguesa sobre modelos de habitar doméstico e urbano para um futuro próximo, em 2074.

Com o tema HABILITAR, a representação dos dois anos da Universidade Lusíada tem como objetivo “tornar apto, capacitar e autorizar”,  usos críticos e criativos da habitação.  

O segundo ano investiga as possibilidades da ‘Casa Além da Casa’ na procura de soluções de partilha habitacional e urbana organizando satélites de uma ‘casa-ampliada’, numa utilização mais intensa da cidade infraestruturada, diluindo limites e ultrapassando barreiras urbanas.

O quinto ano explora modelos de transformação de edificações preexistentes, habilitando-as para as necessidades e possibilidades do habitar contemporâneo em três cenários distintos – um bairro operário, uma fábrica, uma casa burguesa. 

A participação contou com a presença dos docentes Miguel Malheiro e Alexandra Chaves do quinto ano e Ricardo Vieira de Melo, Sérgio Amorim e João Cardoso do segundo ano.

Foram selecionados e apresentados os projetos das estudantes Francisca Marques, Kássia Freitas, Inês Pires e Ricardo Cruz do 2º ano.

Gonçalo Moreira, Mirzia Massango e Henrique Belo apresentaram os trabalhos do 5º ano, elaborados também pelos estudantes Ana Henriques, Beatriz Neves, Beatriz Oliveira, Bruna Santos, Clara Zenaide, Gabriela Harter, Gonçalo Barbosa, Joana Nogueira, João Costa, Márcia Ferreira, Mariana Mesquita, Rafael Moreira e Shélcia Lélis.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar