Estudantes de Design da Universidade Lusíada em missão de Design Social na ERPI de São Lázaro
22/05/2024 12:05

No dia 16 de maio de 2024, os estudantes de Design da Universidade Lusíada do Porto apresentaram as suas ideias, conceitos e maquetas, em design de produto e interiores, na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas de São Lázaro, da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Esta iniciativa visa não só criar uma responsabilidade acrescida para os estudantes de Design, mas também permitir que os utentes da ERPI possam desfrutar de possíveis propostas de requalificação de áreas utilizadas.
O Design Social, uma área preocupada com o papel do designer e sua responsabilidade na sociedade, utiliza o Design Thinking como metodologia para desenvolver produtos e serviços centrados nas necessidades, desejos e limitações dos utilizadores.
Na apresentação estiveram presentes a Dra. Paula Sequeira, diretora técnica da ERPI Pereira de Lima, a Dra. Raquel Gabriel, gerontóloga da ERPI São Lázaro, a Dra. Cláudia Lopes do Departamento de Intervenção Social da Santa Casa da Misericórdia, a Dra. Daniela Almeida, da Divisão Municipal de Gestão da Rede Social da Câmara Municipal do Porto, e os docentes Professora Doutora Benedita Camacho e Professor Doutor Diogo Frias Riobom, responsáveis pelas unidades curriculares de Design III e Design II, respetivamente, da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada.
Esta missão de Design Social começou com visitas ao local em fevereiro, onde os estudantes realizaram entrevistas informais aos utentes idosos e com demência. Desde 2019, a licenciatura em Design da Universidade Lusíada tem colaborado ativamente em projetos de Design Social, propondo este ano uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia, como parte da Rede Social do Porto – Câmara Municipal do Porto. Esta foi a quinta visita dos estudantes e docentes a estruturas desta natureza, representando um desafio abraçado com entusiasmo desde o primeiro momento por todos os envolvidos.