Professora Sofia Marques publica artigo na revista "Frontiers in Psychiatry"
27/05/2024 10:05

A Professora Doutora Sofia Marques, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), é primeira autora do artigo publicado no dia 16 de abril de 2024, na revista científica "Frontiers in Psychiatry", com o título "Emotion dysregulation and depressive symptoms mediate the association between inhibitory control difficulties and aggressive behaviour in children with ADHD", na secção de "ADHD" — Attention deficit hyperactivity disorder —, volume 15 (2024).
O artigo, disponível em acesso livre, enquadra-se no âmbito do projeto M2Child, registado no CIPD, e foi elaborado em colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (entidade coordenadora). O estudo realizado debruçou-se sobre o comportamento agressivo impulsivo em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. O universo constituído para a investigação reuniu 72 indivíduos, dos quais 38 apresentavam um transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e 34 tinham um desenvolvimento (infantil) típico (DT), ou seja, crianças cujos progressos e aprendizagens estão conforme o esperado para as suas idades.
O comportamento agressivo impulsivo vincula-se a um padrão repetitivo de comportamento que envolve a violação de normas e regras importantes relacionadas com a idade e que normalmente começa na infância ou no início da adolescência. Um fator de risco proximal para este comportamento tem sido atribuído a uma capacidade de controlo emocional deficiente. Portanto, o presente estudo examinou a conexão entre a regulação emocional com o comportamento dissocial e agressivo em idade escolar.
Os resultados mostram que diferentes formas de comportamento agressivo estão relacionadas de forma diferenciada com dificuldades de controlo emocional, que deveriam mediar a relação entre dificuldades de controle inibitório e comportamento agressivo em crianças com TDAH. A investigação concluiu que intervenções futuras podem ser adaptadas para melhorar as habilidades de regulação emocional, complementando, assim, com outras medidas comuns para o tratamento de distúrbios de comportamento social.
"Frontiers" — "[…] the 3rd most-cited and 6th largest research publisher and open science platform […]" — é uma revista científica multidisciplinar empenhada em promover a publicação e o acesso irrestrito dos avanços na pesquisa psicológica, no âmbito da saúde e da psicologia clínica, da ciência cognitiva, da ciência da perceção e personalidade e da psicologia social, comunicando o conhecimento científico a psicólogos, investigadores, académicos e ao público em geral. (fonte: "Frontiers")