Cooperação internacional: Lusíada, SENAI-CIMATEC e CEPRED investigam tecnologias para melhorar a qualidade de vida de Pessoas com Deficiências Físicas
30/07/2024 9:07

Investigadores do COMEGI, investigadores do SENAI-CIMATEC e profissionais de saúde do CEPRED, desenvolvem investigação multidisciplinar para monitorização e avaliação do Controlo Postural em Pessoas com Deficiências Físicas.
No âmbito do protocolo de cooperação científica entre a Universidade Lusíada, com o Centro Universitário SENAI-CIMATEC, o Professor Doutor Pedro Reis Gomes, docente da Faculdade de Engenharias e Tecnologias, investigador do COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial e Coordenador do Project D 11, Sistemas de monitorização baseados em IoT, foi destacado para uma missão de investigação e desenvolvimento no estado da Bahia, Brasil, que visou a partilha de conhecimentos e técnicas entre as referidas Instituições, promovendo o crescimento intelectual e técnico dos envolvidos, criando uma rede de colaboração internacional.
Esta missão internacional enquadrada no Pós-DOC do Professor Pedro Reis Gomes em “Tecnologias de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) e Realidade Virtual (VR – Virtual Reality) para a Avaliação do Controlo Postural (CP) em Pessoas com Deficiências Físicas”, envolveu a colaboração entre instituições de ensino superior e o maior Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências do Estado da Bahia.
De 08 de junho a 20 de julho de 2024, o Professor Pedro Reis Gomes esteve envolvido em palestras, workshops e encontros com especialistas e profissionais de saúde, procurando fortalecer os laços académicos e promover o avanço científico com o objetivo de testar tecnologias em ambiente clínico.
Com este projeto pretende-se a internacionalização da Universidade Lusíada assim como, das atividades I&D do centro COMEGI através da cooperação com entidades estrangeiras como o caso do Centro Universitário SENAI-CIMATEC e o Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CEPRED) do Estado da Bahia, Brasil.
A investigação Pós-DOC para avaliação do CP em Pessoas com Deficiências Físicas a ser implementada no CEPRED, conta com a orientação da Professora Doutora Ingrid Winkler. Este trabalho, pretende avaliar se a tecnologia IoT desenvolvida nos laboratórios da Universidade Lusíada, sob a coordenação do Professor Pedro Reis Gomes, pode ser complementada com a tecnologia VR desenvolvida pelo grupo de investigação coordenado pela Professora Ingrid Winkler do SENAI-CIMATEC.
A complementaridade da tecnologia IoT e VR será testada em ambiente clínico no Centro CEPRED sob supervisão da Dr.ª Kelly Fernandes. No âmbito da Reabilitação, os profissionais de saúde deste Centro, assim como, pessoas com amputação de membros inferiores poderão testar as referidas tecnologias com vista à avaliação do seu desempenho.
Numa nota “O CEPRED é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), fundada em 1998, credenciada como Centro Especializado em Reabilitação –CER III, de acordo com a Portaria MS 793, de 24 de abril de 2012, localizado na cidade de Salvador/Bahia. Desenvolve ações de prevenção secundária e reabilitação de pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, com ostomias e múltiplas deficiências. Compõe a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, pautado nas bases teóricas do Programa do Ministério da Saúde e do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado. Atua de forma integral, com enfoque interdisciplinar, tendo o sujeito e sua família como protagonistas do processo de reabilitação, na perspetiva da autonomia, independência e inclusão social. Neste momento tem cerca de 145 mil usuários cadastrados”.
No dia 19 de julho de 2024, o Prof. Doutor Pedro Reis Gomes, apresentou, em sessão aberta, os resultados de investigação desenvolvidos no decorrer do intercâmbio de pesquisa entre as instituições. A sessão híbrida, presencial no Brasil (SENAI-CIMATEC) e online para os investigadores do Grupo de Gestão Tecnológica do COMEGI - Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial, contou com a participação da equipa multidisciplinar de profissionais de saúde do CEPRED.
De entre outras conclusões e perspetivas de trabalho futuro salienta-se o foco deste trabalho na resolução das Nações Unidas (ONU): Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 03 – Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; e 10 – Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.