CIPD marca presença em congressos internacionais de Psicologia
28/10/2024 9:10

O Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) esteve representado no XIII Congresso Ibero-americano de Psicologia e no 6.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, realizado em Lisboa entre os dias 25 e 27 de setembro de 2024, pela Professora Doutora Joana Serra de Oliveira, pela Professora Doutora Joana Sara Ferraz da Cruz, docentes na Universidade Lusíada (Porto) e pela Doutora Ana Maria Romão, que, no conjunto, apresentaram quatro comunicações, baseadas em projetos desenvolvidos nos três laboratórios da referida unidade de investigação.
A Professora Joana Serra de Oliveira apresentou a comunicação intitulada "Regulação emocional, uso problemático de Internet, pensamentos negativos intrusivos e bem-estar subjetivo em estudantes universitários", no âmbito de um projeto desenvolvido no Laboratório 1: Bem-estar, Saúde e Processos Adaptativos. Esta comunicação destacou a relação entre a regulação emocional e o uso problemático de Internet, explorando ainda o impacto de pensamentos negativos intrusivos no bem-estar de estudantes universitários.
No âmbito do Laboratório 2: Neurodesenvolvimento & Educação, a Professora Joana Cruz partilhou duas comunicações associadas a projetos aqui desenvolvidos. Na primeira, "Práticas de despiste universal para a tomada de decisão com base em evidências na promoção de competências matemáticas", abordou o interesse crescente pela "[...] promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte." Na segunda intervenção, "Caraterização do desempenho em leitura no 2.º CEB", apresentou resultados deste projeto que visa não só caraterizar o desempenho em leitura de alunos/as deste nível de ensino, mas, igualmente, validar instrumentos de avaliação da leitura em formato digital e avaliar a eficácia de intervenções de promoção da leitura, universais e com alunos/as em risco.
A investigadora Dr.ª Ana Romão apresentou a comunicação "A influência do clima escolar sobre os comportamentos de bullying e vitimização durante a transição escolar para o 2.º ciclo", baseada nos resultados obtidos num projeto desenvolvido no Laboratório 3: Ajustamento Socioemocional. Esta investigação abordou como o ambiente escolar afeta a ocorrência de comportamentos de bullying e vitimização, especialmente durante a transição para o 2.º ciclo do ensino básico.
A presença do CIPD nestes congressos internacionais reforça o seu papel no avanço da psicologia, promovendo o diálogo entre investigadores e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de práticas baseadas em evidência que beneficiem a sociedade.
O congresso, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), aberto à comunidade, reuniu participantes de 22 países, com um programa que, para além das comunicações, contemplou debates e mesas-redondas com personalidades e representantes de entidades públicas, privadas e sociais, locais e nacionais. No dia 26, destacou-se o evento "Technology, Mind & Society", uma conferência da APA (American Psychological Association), no âmbito de um protocolo entre a APA e a OPP para colaboração mútua na transição digital.