Conferência "A Diáspora como Fator Estratégico da Política Externa Portuguesa"

05/12/2024 14:12

Conferência

 

A diáspora é valorizada pela sociedade portuguesa, e possui uma centralidade superior ao passado, mas ainda é necessário realizar um trabalho mais qualitativo e aprofundado de todos os elementos - e entidades - da diáspora portuguesa que influenciam as estruturas económicas, sociais e políticas dos países de acolhimento. A opinião foi deixada pelo Prof. Dr. José Luís Carneiro durante o seminário "A Diáspora como Fator Estratégico da Política Externa Portuguesa", promovido no dia 2 de dezembro 2024 pelo Centro de Estudos Juridicos, Económicos Internacionais e Ambientais (CEJEIA), na Universidade Lusíada no Porto.

Nesse encontro, o antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e Ministro da Administração Interna, atualmente docente no curso de Relações Internacionais da Universidade Lusíada no Porto, lembrou a importância decisiva que representantes políticos de origem portuguesa nos Estados Unidos da América tiveram para a defesa do referendo de autodeterminação de Timor-Leste ou, mais recentemente, a força da diáspora em vários territórios para o apoio à candidatura de António Guterres a Secretário Geral das Nações Unidas. O Prof. Dr. José Luís Carneiro defendeu que um estudo e uma reflexão sobre a importância da diáspora prossiga, no seio académico, para que daqui a 10 ou 15 anos Portugal possa ter uma relação ainda mais forte com os portugueses residentes no estrangeiro.

O debate contou com a participação dos antigos Secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr.ª Manuela Aguiar, Dr.ª Berta Nunes e Dr. Carlos Gonçalves e dos Deputados eleitos pela emigração, Dr. Paulo Pisco e Dr.ª Paula Medeiros e do coordenador científico do Observatório da Emigração, Dr. Rui Pena Pires. Participaram ainda representantes da diáspora dos domínios da economia, do ensino superior, do associativismo, da comunicação social e também com responsabilidades políticas de França, Austrália, Brasil, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Suíça e Venezuela. No debate foi destacada a importância de uma maior colaboração entre as instituições do ensino superior que estudam a diáspora, foi referido que os municípios devem valorizar ainda mais os investidores da diáspora e dialogar com estes empreendedores, nomeadamente explorando instrumentos como o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora. Foi salientada a importância do investimento nos serviços consulares, na medida em que a fluidez e a celeridade na obtenção dos documentos de identificação e do registo civil contribui, de forma inegável, para o reforço dos vínculos a Portugal.

A sessão de abertura contou com o Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada no Porto, Prof. Doutor Fernando Torrão, e com a Diretora-Adjunta do CEJEIA, Prof.ª Doutora Marisa de Almeida Araújo.

No encerramento esteve presente o Coordenador dos Ciclos de Estudo em Relações Internacionais, Prof. Doutor Paulo Amorim.

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar