Professora Joana Cruz publica artigo na revista científica European Journal of Special Needs Education

19/12/2024 14:12

Professora Joana Cruz publica artigo na revista científica European Journal of Special Needs Education

 
A Professora Doutora Joana Cruz, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada – Norte (Porto) e diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), é a primeira autora do artigo recentemente publicado na revista científica European Journal of Special Needs Education, com o título "Teachers’ experiences during the COVID-19 pandemic in Portugal: the role of personal, professional and coping variables in inclusive practices".
O artigo foi realizado em colaboração com investigadoras da Universidade Lusíada do Porto, Beatriz Teixeira e Jéssica Cardoso, bem como com a Professora Doutora Marisa Carvalho, da Universidade Católica Portuguesa.
O estudo parte do quadro legislativo português implementado em julho de 2018, que introduziu um modelo educativo centrado na inclusão, desafiando escolas e professores/as a repensar as suas abordagens pedagógicas e o envolvimento dos/as alunos/as. Ao longo do tempo, as escolas foram ajustando as suas práticas, transformando perspetivas sobre educação, aprendizagem e bem-estar. Contudo, a pandemia COVID-19 trouxe desafios sem precedentes, com o encerramento das escolas e a necessidade de confinamento a exigirem práticas educativas inovadoras, aumentando as dificuldades na promoção da inclusão. Este estudo analisa como variáveis pessoais e as experiências dos/as professores/as durante o segundo confinamento influenciaram a perceção sobre a adoção de práticas inclusivas. Este artigo reflete o compromisso da equipa de investigação em promover uma melhor compreensão sobre os desafios da educação inclusiva, particularmente em tempos de adversidade global.