Professora Rita Antunes é coautora da melhor comunicação em póster científico, no 7.º Congresso Nacional de PHDA
09/01/2025 11:01

A investigadora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada, Professora Doutora Rita Antunes, participou no "7.º Congresso Nacional de PHDA", realizado nos dias 3 e 4 de outubro de 2024, em Braga, no Auditório Principal da Universidade do Minho, subordinado à temática "PHDA ao longo da vida: adolescente e adulto".
A referida investigadora foi uma das coautoras do póster científico patente durante o congresso, que resumiu os resultados de um projeto de investigação denominado "Desenvolvimento da escala de classificação para avaliação das funções executivas pelo professor (ECAex-PR): um estudo piloto de validação".
O trabalho foi premiado como a melhor comunicação em póster, e a sua apresentação foi levada a cabo pela Professora Doutora Marisa Gomes Filipe, uma das coautoras da investigação, a par da Dr.ª Mara Rocha, da Dr.ª Tânia Carneiro e da Dr.ª Andreia Veloso.
O projeto de investigação divulgado procura implementar uma estratégia de classificação dos comportamentos de crianças em comparação com os seus pares, permitindo, por parte dos professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, uma avaliação rápida e simultânea de todos os estudantes da turma, com vista à identificação precoce de possíveis fragilidades no desenvolvimento das funções executivas. Estas funções são processos cognitivos, incluindo memória de trabalho, ou seja, capacidade de armazenar e processar informações a curto prazo, pensamento flexível e autocontrolo de controlo de impulsos e regulação emocional. Dispor destas qualidades é crucial para a definição de metas e planeamento de ações estratégicas para as alcançar.
Em indivíduos com transtorno de défice de atenção com hiperatividade (TDAH), essas funções podem estar prejudicadas, levando a desafios demasiado exigentes e fatigantes de organização, concentração e tomada de decisões. O tratamento do TDAH geralmente inclui estratégias para fortalecer essas habilidades de funcionamento executivo, o que melhora a capacidade de tomar boas decisões, manter a motivação e gerir tarefas diárias com melhor saúde e organização.