Investigadores do CIPD publicam artigo, em revista internacional de Psicologia, sobre "bullying" em contexto escolar
07/03/2025 8:03

A School Psychology Review (SPR), o periódico norte-americano da National Association of School Psychologists (NASP), publicado pela Taylor&Francis, apresenta um artigo, colocado on-line a 20 de fevereiro de 2025, da responsabilidade de investigadores do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada, intitulado "Does a Social and Emotional Learning Program have the same effect for all students regardless of their bullying roles?" que analisa se os estudantes envolvidos em diferentes papéis de bullying (ou seja, vítimas, bullies, vítimas-bullies, não envolvidos) beneficiam de forma diferenciada ao participar em programas de aprendizagem social e emocional.
Os investigadores Professor Doutor Vítor Alexandre Coelho, a Professora Doutora Mariana Sousa, a Mestre Marta Marchante e a Professora Doutora Sara Cruz debruçaram-se sobre um tema de saúde pública, atual e complexo: o bullying em contexto escolar, que tem efeitos negativos graves na saúde mental e física dos adolescentes.
O estudo, presente neste artigo, analisa "[…] whether students involved in different bullying roles (i.e., victims, bullies, bully-victims, non-involved) benefit differently from participating in the Positive Attitude Upper Middle School (PAUMS) Social and Emotional Learning (SEL) program." Os participantes foram 876 alunos, com uma idade média de 12,81 anos, 440 do género masculino e 436 do género feminino, divididos entre grupos de controle (345) e os que receberam a intervenção (531) e "[…] Growth Curve Analyses using three measurement points were employed."
Os resultados mostram, por exemplo, ganhos nos grupos de intervenção relativamente aos grupos de controle em todas as quatro competências sociais e emocionais analisadas. Verificou-se, ainda, que a participação no programa PAUMS SEL levou a maiores aumentos no autocontrolo e na consciência social, para vítimas e vítimas de bullying em relação a alunos não envolvidos. Constatou-se, igualmente, que, participar no programa, não levou a diferenças na evolução de nenhuma competência social e emocional (SEC) entre os bullies e os alunos não envolvidos. Portanto, o estudo atual evidencia que a participação num programa SEL pode levar a efeitos diferentes em SECs, dependendo do seu papel de bullying e destaca que as vítimas de bullying são as mais beneficiadas, alertando para a necessidade de abordagens personalizadas, em programas SEL, para lidar com diferentes papéis de bullying.