Professor Adérito Vicente publicou Artigo no IAI
09/04/2025 11:04

No passado dia 26 de março, o Professor Adérito Vicente, docente do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto e Investigador Integrado do CEJEIA, publicou, em coautoria com Polina Sinovets, Diretora do Odesa Center for Nonproliferation (OdCNP) da Universidade Nacional I.I. Mechnikov de Odesa, um artigo de cenário hipotético (what if scenario) no prestigiado think tank italiano Istituto Affari Internazionali (IAI), intitulado "How to Deter Russia: More (Nuclear) May Be Better?".
Este artigo explora um cenário hipotético: e se os aliados europeus perderem a confiança nas garantias de segurança dos EUA? Os autores analisam como, num contexto em que as garantias dos EUA e da NATO deixem de ser fiáveis, um eventual guarda-chuva nuclear anglo-francês (ou europeu) poderá não ser considerado credível.
Por fim, o artigo aborda uma questão central: como poderá a Ucrânia obter garantias de segurança eficazes? Os autores propõem um plano de emergência – um verdadeiro "partir o vidro em caso de necessidade": a criação de uma aliança de sobrevivência entre a Polónia e a Ucrânia.
A publicação encontra-se aqui disponível
A publicação encontra-se aqui disponível