Universidade Lusíada assinala o Dia do Idoso
08/10/2025 15:10

No passado dia 2 de outubro, o Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE), da Universidade Lusíada no Porto, promoveu uma aula aberta para assinalar o Dia Internacional do Idoso. A iniciativa contou com a presença de várias pessoas Mais Velhas, convidadas a participar numa tertúlia com estudantes dos 1.º e 2.º ciclos de estudos em Psicologia.
A sessão teve como objetivo fomentar o diálogo intergeracional e valorizar o papel das pessoas mais velhas na sociedade, desconstruir crenças e preconceitos, bem como sensibilizar para a necessidade de preparar, desde cedo, um envelhecimento ativo e saudável. Contou com a intervenção de residentes no Centro Social e Paroquial de São Mamede do Coronado, na Trofa, três que frequentam o Centro de Dia do Exército da Salvação, no Porto, e três que residem na comunidade.
Na segunda parte da manhã, foram apresentados dois projetos comunitários dedicados à promoção do bem-estar e da qualidade de vida na terceira idade: Bombarda Maior, apresentado pela Dra. Tânia Santos do Quarteirão Criativo, e a Cooperativa LongeVidade, pelo Mestre José Malico, ex-estudante de Psicologia da Universidade.
Paralelamente, e ao longo da semana, decorreu uma campanha de sensibilização contra o idadismo nas redes sociais da universidade. Ainda neste âmbito, foi também inaugurada a exposição fotográfica “Entre gerações”, com retratos dos nossos estudantes com as suas pessoas Mais Velhas, em momentos relacionais, acompanhados de uma breve narrativa fotográfica. A mostra continua patente no Piso 1 da Universidade.
Estas iniciativas representam oportunidades valiosas de aprendizagem e envolvimento comunitário para os estudantes, reforçando o compromisso da Universidade Lusíada com a inclusão e o respeito pela diversidade geracional.