Estudantes de Design visitam exposição de Alvar Aalto em Serralves
13/10/2025 8:10

No passado dia 25 de setembro, os estudantes da licenciatura em Design, da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada, dos campi do Porto e de Famalicão, realizaram uma visita de estudo ao Museu de Serralves, onde se encontra patente a exposição dedicada a Alvar Aalto e às duas mulheres que colaboraram na sua obra, uma exposição que celebra o diálogo entre a arquitetura, o design e a modernidade escandinava.
A exposição oferece uma perspetiva abrangente sobre o legado de Alvar Aalto (1898–1976), um dos mais influentes arquitetos e designers do século XX, destacando também o papel fundamental das mulheres que trabalharam consigo, entre as quais Aino Aalto, sua parceira e colaboradora muito próxima, na definição de uma linguagem estética humanista e funcional. E a importância da interligação destes três conceitos, (1) a estética no estudo do belo e da arte, (2) o humanismo na valorização do ser humano e das emoções e (3) a funcionalidade na praticidade e no propósito de algo.
Durante a visita, os estudantes de Design puderam observar de perto as peças icónicas de mobiliário e objetos de design, bem como as maquetas, os desenhos e as fotografias que ilustram a visão interdisciplinar de Aalto e a sua abordagem sensível à relação entre forma, material e espaço.
A iniciativa, promovida no âmbito das unidades curriculares de Design II e Design III, acompanhada pelos Professores Benedita Camacho (organizadora da visita), Maria João Barbosa e António Nicolau, teve como objetivo aproximar os estudantes às referências fundamentais do design moderno e fomentar a reflexão crítica sobre a interação entre a arquitetura e o design, na formação em design da FAA da Universidade Lusíada.
Esta visita constituiu, assim, uma oportunidade para reforçar o contacto direto com obras de referência internacional, valorizar a aprendizagem experiencial e o diálogo interdisciplinar entre os estudantes e os docentes de design.