CIPD publica estudo em revista internacional

21/10/2025 10:10

CIPD publica estudo em revista internacional

 

A revista científica Early Childhood Education Journal publicou, recentemente, a 17 de outubro de 2025, o artigo "Boosting emergent literacy: evaluating the efficacy of a universal intervention for preschoolers", uma coautoria da Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD), da Universidade Lusíada, e da Professora Doutora Bruna Rodrigues, igualmente investigadora da referida unidade, em colaboração com a Professora Doutora Diana Rute Pereira Alves, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e com a Professora Doutora Irene Maria Dias Cadime, do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho.

O estudo partiu do pressuposto que "emergent literacy skills are key predictors of later success in reading and writing" e, assim, apresenta e avalia uma intervenção universal desenhada para promover competências de literacia emergente em crianças em idade pré-escolar. Participaram no estudo 539 crianças do último ano da educação pré-escolar, em Portugal, e a intervenção consistiu em "[...] interactive digital activities targeting core components of emergent literacy, including phonological awareness, vocabulary, print knowledge, and early writing skills."

Os resultados obtidos evidenciam o impacto positivo de abordagens multifacetadas e estruturadas e baseadas em evidências científicas, na promoção de competências precoces essenciais para a aprendizagem formal da leitura e da escrita. Enfatiza-se, ainda, a necessidade de mais pesquisas sobre como as intervenções digitais podem ser otimizadas para apoiar um espectro mais amplo de resultados de alfabetização.

A publicação deste artigo reforça o compromisso do CIPD com a investigação aplicada à educação, demonstrando o papel ativo das investigadoras na produção científica internacional e na transferência de conhecimento para contextos educativos.

"Early Childhood Education Journal is a professional publication of original peer-reviewed articles that reflect exemplary practices in the field of contemporary early childhood education". Os artigos abrangem o desenvolvimento social, físico, emocional e intelectual de crianças de 0 a 8 anos, analisando questões, tendências e práticas sob uma perspetiva educacional, dirigindo-se a um público muito diversificado: "classroom teachers, child care providers, college and university faculty, and administrators, but also to other professionals in psychology, health care, family relations, and social services dedicated to the care of young children." ( fonte: Early Childhood Education Journal)

 



Clique para aumentar  Clique para aumentar