Aula aberta sobre intervenção psicológica em contexto de doença oncológica

28/11/2025 11:11

Aula aberta sobre intervenção psicológica em contexto de doença oncológica

 

No dia 13 de novembro, a Universidade Lusíada, no Porto, recebeu uma aula aberta dedicada à intervenção psicológica em contexto de doença oncológica, dinamizada pela Dra. Eloísa Fernandes, psicóloga clínica da Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Delegação Norte. A sessão decorreu no âmbito da unidade curricular de Psicologias Aplicadas do 3.º ano da Licenciatura em Psicologia.

Com vasta experiência no acompanhamento de pessoas com doença oncológica, a oradora apresentou os principais desafios emocionais, sociais e familiares associados ao diagnóstico de cancro, salientando o papel de variáveis como personalidade, fase de vida, suporte social e estratégias de coping no processo de adaptação. Foram abordados diferentes padrões de resposta psicológica, desde o “enfrentamento ativo”, até respostas marcadas por “evitamento ou maior desesperança”.

A intervenção integrou exemplos de especificidades clínicas, como o impacto emocional da perda mamária no cancro da mama e as dificuldades associadas aos cancros de cabeça e pescoço, que implicam alterações funcionais significativas. Destacou-se, também, a importância do acompanhamento psicológico a cuidadores e familiares, “frequentemente sujeitos a elevado desgaste emocional”, segundo a palestrante.

O encontro, dinamizado pela Prof.ª Doutora Ana Meireles, contribuiu para o aprofundamento de uma área essencial da Psicologia da Saúde, reforçando a relevância da intervenção especializada no apoio a pessoas e famílias confrontadas com a doença oncológica.



Clique para aumentar  Clique para aumentar  Clique para aumentar