Estudantes de Psicologia da Lusíada participam na "Impacto Social Summit"

09/12/2025 15:12

Estudantes de Psicologia da Lusíada participam na

Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) esteve representado por quatro estudantes, da licenciatura em Psicologia e do mestrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada (Porto), na 5.ª edição da "Impacto Social Summit", que teve lugar na Casa da Música (Porto) no dia 26 de novembro de 2025. Esta edição teve como lema "Do Porto... para o Mundo" e foi um evento único de inovação social, pensado para aprendizagem prática, networking e inspiração.

Dr.ª Mariana Freitas, a Dr.ª Beatriz de Castro, e Dr. Miguel José Pereira frequentam o 1.º ano do mestrado em Psicologia Clínica, enquanto a estudante Maria Beatriz Teixeira encontra-se, atualmente, no 3.º ano da licenciatura em Psicologia. Integrados no programa de iniciação à investigação Researchers4Life, os investigadores juniores representaram, igualmente, a investigadora e Professora Doutora Susana Pedras, docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação (IPCE) da Universidade Lusíada (Porto), coordenadora da avaliação de eficácia do projeto "Bombarda Maior", criado e dinamizado pela Dr.ª Tânia Santos Silva e pela Dr.ª Marina Costa da associação "Quarteirão Criativo", dedicado a transformar o quarteirão da zona Miguel Bombarda num modelo de desenvolvimento local sustentável.

A "Quarteirão Criativo" é uma associação dedicada a transformar o Quarteirão de Miguel Bombarda num modelo de desenvolvimento local sustentável e o projeto "Bombarda Maior", (criado em abril de 2025), é um "programa inovador que visa integrar os idosos autónomos na vida comercial e cultural do Quarteirão Bombarda [e] permite aos participantes envolverem-se em atividades significativas e reconstruir laços estreitos com o seu quarteirão, promovendo a inclusão social e combatendo o isolamento. A abordagem combina estágios profissionais de curta duração, interação com comerciantes locais e eventos comunitários que reforçam a coesão social."

O projeto desenvolve-se no âmbito do programa Laboratório de Inovação Social (Lab.IS), promovido pelo Centro de Inovação Social do Município do Porto (CIS Porto), e financiado pelo PRR. A edilidade, através do pelouro da Coesão Social, dinamizou o CIS "que funciona como um agente catalisador de sinergias da sociedade civil, dos agentes económicos e dos parceiros sociais, estimulando o diálogo e a cooperação entre todas as estruturas locais para reforço das redes estratégicas promotoras de desenvolvimento, empreendedorismo e inovação social." (fonte: "Bombarda Maior")

Researchers4Life destina-se a estudantes inscritos na licenciatura em Psicologia e nos mestrados em Psicologia Clínica e Psicologia da Educação da Universidade Lusíada que desejem integrar um dos projetos de investigação a decorrer no CIPD. O objetivo é "criar uma plataforma sustentável de iniciação e integração, a longo prazo, de estudantes do ensino superior, na área da Psicologia, em atividades científicas." Pretende-se, assim, "reconhecer experiências de investigação e estimular a articulação entre formação e investigação em Psicologia ao longo do percurso formativo e profissional." (fonte: CIPD)