Professora Joana Cruz promove aula aberta sobre práticas inclusivas

18/12/2025 10:12

Professora Joana Cruz promove aula aberta sobre práticas inclusivas

 

No âmbito da mobilidade docente do Centro de Excelência para a Inovação Pedagógica "Pedagogia XXI", decorreu, no dia 8 de janeiro de 2026, em formato híbrido, uma aula aberta sobre "Práticas inclusivas para promover a literacia emergente", lecionada pela Professora Doutora Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) e docente do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada.

A iniciativa, organizada pela Professora Doutora Daniela Gonçalves, docente da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e, igualmente, membro do consórcio pedagógico e do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), destacou a importância da intervenção atempada, "numa lógica preventiva e promotora". A literacia emergente refere-se à capacidade inicial das crianças, antes da alfabetização formal — incluindo oralidade, consciência fonológica e reconhecimento do código escrito — que influenciam, mais tarde, a aprendizagem da leitura e escrita.

Professora Joana Cruz tem desenvolvido trabalhos de investigação na área do desenvolvimento linguístico e cognitivo de crianças e intervenção educativa baseada em evidência. Participa, ainda, em projetos de intervenção educativa e foi coautora de um instrumento de rastreio ("screening tool") para literacia emergente em grupo, publicado na revista científica internacional "Children" (2023), que oferece uma ferramenta padronizada para avaliar competências emergentes de leitura.

O projeto Pedagogia XXI foi lançado, em julho de 2024, a fim de apoiar a inovação e a excelência no ensino superior privado, tendo sido constituído um consórcio que reúne 25 instituições privadas de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira. Procura-se dar respostas aos desafios atuais do ensino superior, integrando um conjunto de medidas de desenvolvimento profissional dos docentes, designadamente no que concerne à articulação de competências pedagógicas e digitais com metodologias ativas de ensino, que fomentem o sucesso das aprendizagens dos estudantes e o bem-estar na relação pedagógica. O Centro de Excelência está inserido no programa de investimento Impulso Mais Digital, contando com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sob a gestão da Estrutura de Missão Recuperar Portugal (EMRP) e da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).