Universidade Lusíada integra grupo de trabalho internacional de referência em ética e integridade científicas da CoARA
15/01/2026 15:01
A Universidade Lusíada, como membro signatário da CoARA – Coalition for Advancing Research Assessment, reforça o compromisso com a investigação de qualidade e responsável ao integrar o grupo de trabalho Ethics and Research Integrity Policy (ERIP) in Responsible Research Assessment for Data and Artificial Intelligence, do qual fazem também parte representantes da Comissão Europeia e da ALLEA – All European Academies, a federação europeia de academias de ciências e humanidades.
A CoARA é uma coligação internacional, que reúne mais de 700 membros e signatários, entre instituições académicas, investigadores, financiadores e outras partes interessadas, comprometidas com a reforma dos métodos e processos pelos quais a pesquisa, os investigadores e as organizações de investigação são avaliados (Agreement on Reforming Research Assessment). O objetivo é que sejam reconhecidas todas as produções, atividades e práticas que maximizem a qualidade e o impacto da investigação.
Desde outubro de 2023, o ERIP tem recrutado instituições-membros europeias e não europeias para se juntarem ao CoARA. A sua missão é desenvolver políticas, orientações e ferramentas para promover a avaliação da pesquisa, que definam as características éticas e de integridade de uma cultura responsável para a avaliação de dados e Inteligência Artificial (IA) na pesquisa, fomentando a responsabilidade, a transparência e o benefício social. Assim, como objetivos, destacam-se:
- O desenvolvimento de diretrizes de ética e integridade em investigação para avaliação de pesquisas que envolvam dados e IA;
- A promoção de práticas responsáveis de dados e IA, defendendo práticas de avaliação responsáveis que priorizem a integridade, a responsabilidade e o benefício social, mitigando, ao mesmo tempo, os riscos e danos potenciais associados à pesquisa orientada por dados e IA;
- O incentivo ao envolvimento das partes interessadas, por meio do diálogo facilitado e da colaboração entre investigadores, formuladores de políticas, agências de financiamento e outros atores, a fim de garantir perspetivas diversas no desenvolvimento e na implementação de políticas de avaliação ética da investigação;
- O facultar um conjunto de recursos educacionais para aumentar a consciencialização e ajudar a implementar as melhores práticas em avaliação de pesquisa para dados e IA;
- Engajar-se em ações de divulgação para influenciar mudanças políticas e institucionais, promovendo uma cultura de pesquisa responsável em dados e IA.
A integração da Universidade Lusíada na CoARA-ERIP reforça o compromisso da instituição com os princípios da ética, da integridade científica e da responsabilidade na avaliação da investigação, em consonância com as transformações em curso nos sistemas internacionais de ciência e inovação. Permite, também, integrar um fórum internacional de reflexão e definição de políticas orientadas para práticas responsáveis de avaliação da investigação, particularmente no contexto emergente da utilização de dados e da IA. Neste sentido, a Universidade Lusíada posiciona-se ativamente na construção de referenciais normativos e metodológicos, que procuram garantir transparência, equidade, rigor científico e respeito pelos valores fundamentais da investigação académica. Facilita, igualmente, a participação em redes de cooperação científica e em projetos de investigação colaborativos de âmbito europeu e global. Representa, ainda, uma oportunidade estratégica de capacitação da comunidade académica, estimulando o debate crítico sobre os desafios éticos contemporâneos da investigação científica e promovendo práticas avaliativas mais justas, inclusivas e sustentáveis.
A Universidade Lusíada desenvolve diversos projetos de investigação, em áreas científicas distintas, distribuídos pelas seguintes unidades de investigação:
- Centro de Estudos Jurídicos, Económicos, Internacionais e Ambientais (CEJEIA);
- Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI);
- Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD);
- Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design (CITAD);
- Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social (CLISSIS).

