DESPERTAR PARA A CIÊNCIA | PORTO 2004
17/05/2004 14:05
De 10 Fev. 2004 a 14 Dez. 2004 decorre um Ciclo de Palestras promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Ministério da Ciência e do Ensino Superior, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade do Porto.

"Nos últimos anos tem-se vindo a acumular informação sobre as diferenças entre a população alfabetizada na idade própria e aquela que nunca frequentou a escola por razões sociais. Percebeu-se que a ausência da consciência fonológica que se adquiriu na idade escolar ao aprender a ler pode levar a deficits de desempenho em tarefas verbais particulares na idade adulta. Esses deficits de desempenho têm expressão na função cerebral e na própria anatomia do cérebro sobretudo no que respeita ao cruzamento da informação entre os dois hemisférios através do corpo caloso. Mais recentemente tem sido estudado o impacto deste «handicap» na capacidade de aprender a ler na idade adulta." é a dissertação agendada para 25 de Maio 2004, intitulada "COMO SE ADAPTA O CÉREBRO AO CONHECIMENTO DA ORTOGRAFIA" proferida por Alexandre Castro-Caldas Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa. Visite o Programa do Ciclo de Colóquios - "Despertar para a ciência | Porto 2004" organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Ministério da Ciência e do Ensino Superior, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade do Porto.