Evento

SEMINÁRIO "FUNCIONAMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL NO DESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO"

Data: 03.04.2025
Local: ANFITEATRO 4

Seminário
"Funcionamento Cognitivo e Socioemocional no Desenvolvimento Típico e Atípico"
3 Abril
10h-16h
Anfiteatro 4/Híbrido

 

No âmbito do Dia da Consciencialização do Autismo (2 de abril), a nossa comunidade académica tem a oportunidade de refletir sobre os mecanismos cognitivos e socioemocionais subjacentes ao neurodesenvolvimento típico e atípico, e o impacto que estes têm no funcionamento diário e comportamento. Com este seminário, pretendemos contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do funcionamento cognitivo e socioemocional em diferentes trajetórias de desenvolvimento, promovendo o diálogo entre investigadores e estudantes da área. Para isso, convidámos especialistas que estudam o neurodesenvolvimento a partir de uma perspetiva neurofisiológica e comportamental, explorando estes indicadores no desenvolvimento típico, bem como no autismo e PHDA. As suas contribuições ajudarão a esclarecer os mecanismos subjacentes a estas perturbações, informando estratégias de intervenção e apoio mais eficazes.

Junte-se a nós nesta discussão essencial para a promoção da inclusão e do conhecimento científico sobre o neurodesenvolvimento!

Programa
10h00 | Abertura

10h15 | Sessão de Apresentação (Sara Cruz)

10h30 – 11h00 | Sabela Conde-Pumpido & Montse Fernandez-Prieto (Online)
Camuflagem social como mediadora do funcionamento socioemocional na PEA: diferenças de sexo/género na expressão do autismo

11h15 – 12h00 | Juliana Serra (Universidade Nova de Lisboa) (Online)
Toque social nas interações mãe-bebé: padrões comportamentais e correlatos neurais

12h00 – 12h45 | Vera Mateus (Universidade de Coimbra)
O Cérebro e a Atenção Partilhada na Infância: Implicações para Habilidades Socio-Comunicativas Futuras

13h00 |  Pausa para Almoço

14h00 – 14h45 | João Lopes (Universidade do Minho)
PHDA: o que é, de onde vem, para onde vai?

15h00 – 16h00 | Mostra de Trabalhos do Laboratório Neurodesenvolvimento & Educação
Atribuição do Prémio Melhor Poster

 

Organização
Prof.ª Doutora Sara Cruz
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação
Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento