
SEMINÁRIO "IDENTIDADE NO DESIGN ATRAVÉS DAS MARCAS PORTUGUESAS"
Data: 08.05.2025Local: SALA 206
Seminário
"Identidade no design através das marcas portuguesas"
8 Maio
18h às 20h
Sala 206
Apresentação
Este seminário explora a forma como o design comunica identidade cultural através das marcas portuguesas. Partindo de uma abordagem fenomenológica, os participantes discutirão como elementos simbólicos, materiais e narrativos contribuem para a experiência do consumidor. Serão abordadas questões como a autenticidade no design, a memória afetiva e a evolução das marcas portuguesas num contexto global. Para tal convidou-se o docente e investigador em design e identidade cultural Nuno Coelho. Nuno Coelho https://www.nunocoelho.net/ interessa-se em história, cultura material, património, humanidades digitais, comunicação de ciência e representação e semiótica visuais. Nuno Coelho tem explorado questões de identidade e memória através da exploração da política de produção de imagens e de arquivos de instituições e marcas comerciais históricas portuguesas.
Objetivos
O principal objetivo constrói-se a partir de um debate de como a identidade portuguesa se manifesta no design de marcas nacionais, explorando a relação e construção entre tradição, inovação e experiência do utilizador.
Organização
Prof. Doutor Rui Alexandre
Faculdade de Arquitetura e Artes