
AULA ABERTA "DA EDUCAÇÃO À CICATRIZAÇÃO: NOVAS ABORDAGENS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA "
Data: 28.04.2025Local: SALA 210
Aula aberta
"Da Educação à Cicatrização: Novas Abordagens para Melhorar a Qualidade de Vida em pacientes com Pé Diabético"
28 Abril
18h30 às 20h30
Sala 210
No âmbito da Unidade Curricular de Questões Aprofundadas I, do 1º ano do Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-estar, realizar-se-á uma aula aberta intitulada “Da Educação à Cicatrização: Novas Abordagens para Melhorar a Qualidade de Vida em pacientes com Pé Diabético”.
A Doutora Gabriela Ferreira é Psicóloga Clínica e da Saúde e Investigadora e irá apresentar os resultados da sua tese de Doutoramento em Psicologia Aplicada que consistiu na Avaliação do Impacto de Duas Intervenções na Adesão aos Autocuidados com os Pés e Cicatrização da Úlcera em Pacientes com Pé Diabético, com o objetivo último de promover a sua Qualidade de Vida. Este trabalho compreendeu dois ensaios controlados randomizados, cada um com três grupos e três momentos de avaliação. O primeiro estudo analisou o impacto de três formatos de educação – um vídeo educativo, um folheto com leitura guiada em tempo real e um folheto para ler em casa – na promoção do conhecimento e a adesão aos cuidados com os pés. O segundo estudo avaliou a viabilidade e a aceitabilidade de uma intervenção de relaxamento muscular progressivo com imaginação guiada focada na cicatrização da úlcera do pé diabético em comparação com um placebo de imaginação guiada neutra e um grupo que não recebeu qualquer intervenção psicológica, para informar um futuro ensaio definitivo para avaliar a sua eficácia na cicatrização da úlcera do pé diabético. Prevê-se a discussão sobre as implicações para a prática clínica e investigação futura, bem como o impacto societal dos estudos.
Organização
Prof.ª Doutora Susana Pedras
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação