Evento

AULA ABERTA "PROTOCOLO UNIFICADO PARA O TRATAMENTO DAS PERTURBAÇÕES EMOCIONAIS EM CRIANÇAS"

Data: 22.05.2025
Local: SALA 205

Aula aberta
"Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais em Crianças"
22 Maio
11h-13h
Sala 205/Online

 

Apresentação
O Protocolo Unificado é um programa de intervenção em grupo para crianças dos 6 aos 12 anos que pretende o tratamento transdiagnóstico de perturbações emocionais (i.e., perturbações de ansiedade e/ou depressivas) através do trabalho conjunto com pais e filhos. Este programa foi originalmente desenvolvido no EUA e os estudos prévios atestam a sua eficácia na redução dos sintomas de ansiedade e depressivos das crianças. Na presente aula pretende-se apresentar o programa validado para a população portuguesa, decorrente do estudo de eficácia desta intervenção em Portugal, realizado pelo Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenções Cognitivo-Comportamentais da Universidade de Coimbra (CINEICC).

Objetivos
Esta iniciativa, tem como objetivo proporcionar aos/às estudantes a oportunidade de conhecer e contatar com a versão portuguesa do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais em Crianças. 

Oradora
Brígida Caiado - Doutorada em Psicologia Clínica e da Saúde pela FPCEUC, Universidade de Coimbra, Membro Integrado do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC).

Organização
Prof.ª Doutora Sofia Marques
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação