FCEE :: CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA SAÚDE


 

COORDENAÇÃO

Prof.ª Doutora Flora Moura

 

APRESENTAÇÃO

A ambição desta Pós Graduação é a de contribuir qualificadamente para tornar o sector da saúde mais competitivo e, assim, propiciar uma formação de excelência, preparando recursos humanos para gerir organizações de saúde, sem nunca perder de vista a complexidade do sector e a importância da relação da Universidade com o meio empresarial.

 

OBJETIVOS
  • Adquirir competências e conhecimentos técnicos que habilitem para a atuação profissional nas instituições de saúde;
  • Adquirir conhecimentos sobre o sistema de saúde, reformas e políticas de saúde;
  • Compreender os princípios de gestão e administração de instituições de saúde;
  • Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de saúde;
  • Desenvolver competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na seleção e recrutamento, avaliação de desempenho e gestão do conhecimento;
  • Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade em saúde;
  • Saber aplicar técnicas de marketing para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições de saúde;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e fomentar a aprendizagem ao longo da vida.

 

DESTINATÁRIOS

Este curso foi desenhado para profissionais com formação superior e forte experiência executiva que pretendam aprimorar as suas competências no domínio da gestão da saúde, sem penalizarem significativamente a vertente profissional ou pessoal/familiar, optando por concentrar os seus estudos num reduzido período de tempo (cerca de 4 meses).
Podem candidatar-se a esta pós-graduação os licenciados em Economia, Gestão, Administração Pública, bem como Médicos e outros profissionais da área das Ciências da Saúde. Podem ainda frequentar o curso outros licenciados que, embora não detenham qualquer destas habilitações, trabalhem na área da saúde.

 

DURAÇÃO

O curso tem uma duração global de 120 horas (30 ECTS), concentradas em quatro meses de formação.

 

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por exames e/ou trabalho no final de cada módulo.

 

HORÁRIO

As aulas decorrerão na Universidade Lusíada do Porto durante a semana em horário pós-laboral.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

1.º Semestre

UNIDADE CURRICULAR

H

ECTS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Economia da Saúde

12h

3

Ferramentas básicas da economia;
O mercado da saúde: Oferta e Procura;
Falhas de mercado: Informação assimétrica e externalidades;
Eficiência económica e técnicas de avaliação económica em saúde;
Equidade na saúde. 

Políticas e Sistemas de Saúde

12h

3

Evolução dos sistemas e políticas de Saúde;
Análise comparada dos sistemas nacionais de Saúde;
A crise do Estado Social e a reforma das políticas de Saúde;
O papel das organizações sem fins lucrativos e das seguradoras no domínio da Saúde.

Modelos de Gestão Hospitalar

12h

3

Introdução à Gestão Hospitalar e outras unidades de Saúde;
Identificação dos principais modelos de Gestão;
Os grupos profissionais e a estrutura burocrática profissional.

Regulação da Saúde

8h

2

Objetivos da Regulação;
Breve resumo histórico;
Externalidades;
Política da regulação da saúde e da prestação de cuidados de saúde;
Regulação pelos incentivos;
Monitorização, enforcement e sanções.

Ética Profissional e Responsabilidade Social

8h

2

Ética e deontologias profissionais;
Responsabilidade individual vs coletiva;
Responsabilidade social e políticas públicas.

Gestão Financeira e Controlo de Gestão

12h

3

1. Modelos de gestão financeira do Sector da Saúde
         1.1. Os sistemas de saúde e os modelos de financiamento
1.2. O pagamento dos serviços de saúde e a distribuição de recursos
1.3. O regime contratual
2. Documentos fundamentais de prestação de contas
         2.1. Balanço
         2.1. Demonstração de Resultados
         2.3. Outros documentos
3. A monitorização do desempenho
3.1. Análise evolutiva e comparativa da situação patrimonial e dos resultados
3.2. Análise dos indicadores de gestão
4. Avaliação de investimentos
         4.1. O plano de investimentos
         4.2. Avaliação dos resultados
         4.3. Legislação
5. Estudo de casos

Marketing e Qualidade de Serviços de Saúde

8h

2

Fundamentos da gestão de marketing de serviços;
Segmentação;
Gestão de relacionamentos e marca;
A gestão da Qualidade;
Estratégias de marketing em organizações da Saúde.

Sistemas de Informação em Saúde

10h

2,5

Sistemas de Informação (SI) e tecnologias de informação (TIC) – Conceitos, problemáticas e paradigmas;
A função SI no Hospital;
O gestor e as TIC;
Informação de gestão para o decisor hospitalar;
Sistemas de medição da performance;
Balanced Scorecard;

Gestão de Recursos Humanos

8h

2

Evolução histórica da Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública portuguesa, em particular no sector da saúde;
A Gestão de Recursos Humanos como área estratégica do sector da saúde;
Os instrumentos de Gestão de Recursos Humanos a desenvolver nas organizações de saúde;

O planeamento estratégico de Gestão de Recursos Humanos:

  • Seleção e Recrutamento
  • Avaliação de Desempenho
  • Gestão do Desempenho
  • Gestão da Formação
  • Gestão do Conhecimento
  • Motivação e Gestão de Conflitos

Direito da Saúde

8h

2

As relações entre o Direito e a Saúde são complexas e de grande importância. Por isso a aplicação do Direito neste sector permite analisar questões como a responsabilidade civil do prestador individual e institucional, o dever de sigilo profissional, a negligência, o consentimento informado por parte do doente e a prestação de cuidados no limite da vida e todos mecanismos de controlo sobre os prestadores (públicos e privados) de serviços de saúde, respetivos regimes jurídicos e sua responsabilidade.

Gestão de Operações e Inovação

10h

2,5

A Gestão de Operações e Inovação na Saúde - O impacto da Gestão de operações nas organizações;
Visão integrada dos processos e seu alinhamento com a estratégia da organização;
Gestão da mudança e melhoria das operações Paradigmas na Gestão de Operações na Saúde;
Resistência à Mudança;
Gestão de Stocks;
Fluxo na Logística Interna: Supermercados;
Casos de sucesso Kaizen Lean na Saúde);
Inovação como fator crítico de sucesso em tempos de crise - A diferença entre a Gestão de Operações e a Inovação;
A Inovação como fator de criação de valor nas organizações.

Comportamento Organizacional

8h

2

Reconhecer as influências dos diferentes paradigmas organizacionais;
Conhecer os fatores organizacionais promotores da excelência;
Identificar os diferentes estilos comportamentais (em grupo e individual) por forma a melhorar a produtividade do colaborador e a competitividade da organização.

Seminários / Conferências

4h

1

Temas:

Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos;
Política Económica na Saúde;
Gestão Avançada; Sistemas de Prevenção e Segurança;
Caso prático de sucesso de índole empresarial.

 

CORPO DOCENTE

UNIDADES CURRICULARES

DOCENTES

Economia da Saúde

Fernando Almeida

Políticas e Sistemas de Saúde

Júlio Pinto da Costa

Modelos de Gestão Hospitalar

António Tavares

Regulação da Saúde

Ana Pinto Borges

Ética Profissional e Responsabilidade Social

Eurico Alves

Gestão Financeira e Controlo de Gestão

Júlio Pinto da Costa

Marketing e Qualidade de Serviços de Saúde

Pedro Rodrigues

Sistemas de Informação em Saúde

Luís Matos

Direito da Saúde

Francisco Castelo Branco

Gestão de Operações e Inovação

Célia Pedro

Comportamento Organizacional

Cristina Cunha

Gestão de Recursos Humanos

Flora Moura

Seminários/Conferências

Vários

 

Ana Pinto Borges

  • Doutorada em Economia, com o ramo de especialização em Economia da Saúde
  • Licenciada em Economia
  • Economista e Técnica Superior de Regulação na Entidade Reguladora da Saúde
  • Professora da Universidade Lusíada - Norte
  • Investigadora e autora de publicações internacionais em revistas académicas conceituadas na área da Economia e Gestão.
  • Participação em diversos congressos nacionais e internacionais.
  • Ex-consultora da Accenture na área financeira.

António Tavares

  • Doutor em Ciência Política, Cidadania e Relações Internacionais
  • Licenciado em Direito
  • Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto
  • Director Geral do TECMAIA
  • Presidente da Direção da TEC-PARQUES
  • Presidente do Conselho de Gerência do Hospital da Prelada e do Centro Hospitalar Conde Ferreira.

Célia Pedro

  • Licenciada em Economia
  • Percurso profissional na área da distribuição e logística, ao longo de 20 anos, tendo como foco a otimização em toda a cadeia de abastecimento (CA).
  • Projetos em vários domínios da CA - Gestão de stocks e aprovisionamento, Logística Inversa, Canal grossista, Online, Logística Internacional.
  • Professora convidada no MBA Executivo _ Gestão de Operações e Cadeia de Abastecimento na Universidade Lusíada Famalicão/Porto.

Cristina Cunha

  • Doutorada em Sociologia
  • Docente da Universidade Lusíada - Norte
  • Investigadora do Instituto de Sociologia (Universidade do Porto)
  • Consultora e Formadora no domínio dos estudos de mercado.

Eurico Alves

  • Especialista em Cirurgia Geral
  • Licenciado em Medicina
  • Membro do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde
  • Consultor do quadro do Hospital Geral de Sto. António
  • Professor Convidado do ICBAS, do curso de Medicina, na cadeira de Cirurgia I.

Fernando Almeida

  • Licenciado em Economia pela Universidade do Porto
  • Doutor em Economia pela Universidade de Santiago Compostela
  • Licenciado em Direito pela Universidade do Porto
  • Reformado como Professor Catedrático da Universidade Lusíada
  • Administrador do Banf Banco Internacional do Funchal
  • Presidente do Conselho Administração da Açoreana Seguros, SA.

Flora Moura

  • Doutorada em Ciências da Educação
  • Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho
  • Vogal Executiva do Conselho de Administração da ULS Guarda, EPE
  • Professora da Universidade Lusíada - Norte
  • Investigadora.

Francisco Castelo Branco 

  • Doutor em Ciência Política e Administração
  • Mestre em Administração Pública
  • Pós-Graduado em Administração Pública
  • Licenciado em Direito
  • Professor da Universidade Lusíada - Norte
  • Mesário da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Júlio Pinto da Costa

  • Doutorado em Ciências Empresariais
  • Mestre em Saúde Pública
  • Licenciado em Economia
  • Administrador da Administração Regional de Saúde do Norte
  • Membro do Conselho de Administração e Administrador Delegado do Hospital de S. João
  • Administrador de Empresas Públicas e Privadas
  • Professor Universitário
  • Administrador Judicial
  • Consultor na área de projectos de investimento e gestão.

Luís Matos

  • Mestre em Sistemas de Informação
  • Master in Business Information (MBI)
  • Diplomado em Administração Hospitalar
  • Licenciado em Administração e Gestão de Empresas
  • Vogal do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE.

Pedro Rodrigues

  • Mestre Gestão de Marketing
  • Doutorando em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
  • Professor da Universidade Lusíada – Norte
  • Professor no MBA Executivo _ Gestão de Operações e Cadeia de Abastecimento na Universidade Lusíada Famalicão/Porto - Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador na área da marcas, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
  • Consultor Sénior da Portugal Telecom

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA À CANDIDATURA
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

INFORMAÇÕES
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada Porto
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28