FCEE :: PS-GRADUAO EM BLOCKCHAIN E WEB 3.0 MARKETING

CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM WEB 3.0 MARKETING. NFTs & BLOCKCHAIN

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Comissão Científica

Isabel Cantista, Prof.ª Doutora
Hugo Silva Pereira, Mestre


Apresentação

A Tecnologia Blockchain traz consigo a promessa de uma nova era digital, capaz de reestruturar modelos de negócio no contexto da Web 3.0. Temas como as criptomoedas, ou, em termos mais rigorosos, criptoativos, e os NFT’s (Non-Fungible Tokens) são também realidades que têm a sua origem na Web 3.0.

As criptomoedas ou criptoativos são e serão cada vez mais utilizados no futuro, funcionando como mais um ativo a ter em conta na hora de negociar e fazer transações comerciais. Com uma maior regulamentação legal, quer na Europa, quer nas economias mais desenvolvidas, que visa garantir a segurança jurídica fundamental no mundo dos negócios, as criptomoedas são mais um meio de pagamento a ter em conta no futuro. Os NFTs são também um ativo, um título de propriedade, que, ao contrário de outros, é único, irrepetível – não pode ser copiado ou replicado, por causa da tecnologia blockchain - e assegura publicamente a quem o detém a propriedade, sendo esta reconhecida a nível global.

Estas novas realidades do mundo dos negócios têm vindo a crescer, não só no debate público, mas também e sobretudo no mundo dos negócios, pelas inegáveis vantagens que oferecem na economia global. Os empresários e gestores querem e necessitam de saber mais sobre esta nova onda do digital.

Aos empreendedores e gestores de negócio e de marca, é-lhes imputada a responsabilidade de acompanharem a inovação digital e irem ao encontro de uma realidade que irá acompanhar as novas gerações, que exibem hoje uma atitude nativa, literata e exigente daquilo que é o seu papel no digital e social.

No marketing, a Web 3.0, para além dos temas supramencionados, abre uma nova fronteira na gestão de marcas, emergem organizações e marcas que se baseiam em comunidades e que levam a uma interseção entre o conceito de comunidade e de consumidor a patamares antes nunca explorados no marketing. Nesta nova fronteira a personalização e a sustentabilidade desempenham também um papel fundamental no sucesso da gestão de marca.

Objetivos

Nesta pós-graduação visa-se que os/as participantes se familiarizem com os principais conceitos do entorno Web 3.0 e da tecnologia Blockchain, refletindo e aprendendo sobre como lidar com uma marca dentro deste novo paradigma.

Os/as participantes terão a oportunidade de compreender e discutir as questões relevantes que a temática de cada módulo suscite, bem como explorar as soluções práticas, também a partir de casos reais relevantes.

Destinatários

Licenciados que, sendo empresários e gestores, estejam interessados em aprofundar potencialidades da digitalização nos seus negócios. Profissionais que trabalham em processos de transição digital em diferentes setores económicos, desde que licenciados.

Ensino e avaliação

Pós-graduação ministrada em língua portuguesa e integralmente presencial.
Pós-graduação com enquadramento teórico e conteúdos práticos aplicados.

Existe a possibilidade de frequência de alguns dos módulos por área, conforme indicado infra (ver pagamentos).
 
Para garantir a participação efetiva de todos/as e a dimensão prática da pós-graduação é fixado um numerus clausus de participantes.

A avaliação é composta pela realização de um projeto prático, a ser entregue e defendido oralmente no final da pós-graduação, que revele um conteúdo, que abranja os diferentes aspetos focados nas unidades curriculares.

No caso da frequência de um módulo o trabalho prático incidirá sobre temáticas envolvidas. E poderá ser emitido Certificado de Programa sobre o tema do módulo em causa.

Titulação

A presença física efetiva num mínimo de 70% das aulas de cada módulo e a aprovação no projeto final confere o direito à passagem de um diploma de aprovação no curso de pós-graduação em WEB 3.0 Marketing. NFTs & Blockchain.

A participação em módulos individuais não confere direito à passagem de diploma, mas, caso seja verificada a presença física efetiva num mínimo de 70% das aulas do módulo, é emitido um certificado de presença.


Corpo Docente

Mestre Afonso Cardoso Urbano
Licenciatura em Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal
Mestrado integrado em Automação, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal
Eng. junior de manuntenção em SIER Group, Aveleda, Vila do Conde, Portugal
Eng. de Projecto em SIER Group, Aveleda, Vila do Conde, Portugal
Customer Support Agent em Flux, Cambridge, Inglaterra
Operations Manager em KDLabs, Amsterdão, Países Baixos
COO em Apex Republica, Lisboa, Portugal

Mestre André Carvalho
Licenciatura em Gestão de Marketing, IPAM, Porto, Portugal.
Mestrado integrado em Gestão de Marketing, Porto, Portugal.
Ex- Head of Digital & Strategy, Bastarda, Porto, Portugal
CEO, Right Zero, Porto, Portugal

Profª Doutora Cristina Aragão Seia
Licenciada pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Direito pelo Centre Européen Universitaire de Nancy II, em França, e pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Doutorada pela Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela. Professora auxiliar da Faculdade de Direito do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. Investigadora integrada do CEJEA - Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da Universidade Lusíada. Advogada e árbitro no CAAD - Centro de Arbitragem Administrativa, no Centro Nacional de Arbitragem da Construção e no Centro de Arbitragem e Mediação do IGAP - Instituto de Gestão e Administração Pública.

Profª Doutora Erika Laranjeira
É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desde 2007, e Doutorada em Economia pela mesma Universidade em 2014, especializando-se na área da Economia da Saúde.
Do seu percurso profissional destaca-se o trabalho desenvolvido, como economista, no Ministério das Finanças, entre 2008 e 2009, e como consultora na empresa Evigrade, Health Care Research and Consulting, Lda., entre 2013 e 2104.
Desde 2014 que é docente no ensino superior no do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada, lecionado diferentes Unidades Curriculares do primeiro ciclo de estudos, relacionadas com a área da Economia.
É investigadora do COMEGI (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial).
As suas áreas principais de investigação são a Economia da Saúde e Economia do Ambiente, tendo alguns artigos publicados nessas áreas.

Mestre Fernando Pereira Pinto
Mestrado em Direito da Empresa e dos Negócios pela Universidade Católica Portuguesa. Centro Regional do Porto
Pós-Graduação em Direito da Propriedade Intelectual pela Universidade Católica do Porto
Licenciatura em Direito pela Universidade Lusófona do Porto
Advogado na Rocha, Miranda & Vieira, Sociedade de Advogados, R.L

Mestre Hugo Silva Pereira
Licenciado em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM)
Curso de Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão pela Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP)
Business Diploma Program em Bitcoin & Blockchain pela Scuola di Direzione Aziendale (SDA) Bocconi Business School
CEO e Responsável de Estratégia Web 3.0 na Agência SPHERE ELEPHANT. 
CEO na SMART CITIZEN, IoT Systems
Palestrante em diversos eventos na área de marketing, ex-coordenador do Curso de Marketing Digital e Projeto 360º  na Escola EDIT, Disruptive Digital Education e antigo docente no Instituto Superior de Administração e Gestão

Profª Doutora Isabel Cantista
Doutorada em Gestão da Inovação pela Universidade de Sheffield (UK). Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada. Investigadora Integrada no COMEGI.
Os seus interesses de investigação estão focados com a inovação que promova a sustentabilidade, com uma ênfase em tendências de consumo, novas tecnologias e novos modelos de negócio, tendo publicado artigos científicos e livros centrados no setor têxtil e Moda. Criou em 2008 a conferência internacional Global Fashion Conference, uma marca registada da União Europeia. Esta conferência tem um âmbito pluridisciplinar e posiciona-se como a única baseada no conceito de sistema setorial de inovação abrangendo as áreas de Economia e Gestão, Aspetos legais e regulamentares, Finanças Sustentáveis e Educação.
Antes de abraçar a carreira académica Isabel Cantista assumiu durante mais de uma década funções de Direção no Grupo Sonae.

Dr. João Costa Machado
Licenciatura em Gestão de Marketing, Instituto Português de Administração de Marketing, Porto, Portugal
Pós-graduação em Inovação, Marketing criativo e brand-building, Londres, Reino Unido
Senior Growth Marketing Manager na Qredo Network, Barcelona, Espanha
Head of Growth and User Acquisition na QREDO

Prof. Doutor Joel Vaz
Doutorado em Marketing e Estratégia pelo consórcio das Universidades do Minho, Aveiro e Beira Interior.
Pós-Graduado em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Universidade Lusíada. Mestre em Marketing pela Universidade Lusíada. Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP.
Joel Vaz é Professor do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada, é também Investigador Integrado no COMEGI – Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Engenharia Industrial da Universidade Lusíada, onde é responsável por projetos de investigação em economia digital.

Profª Doutora Paula Rodrigues
Doutorada em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal. É Professora Associada em Gestão de Marcas na Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa do Centro Universitário Lusíada – Norte da Universidade Lusíada e coordenadora da linha de Marketing da COMEGI (Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial). Desde 1995, ensina Gestão de Marcas, Comportamento do Consumidor, Econometria, Estatística e Métodos Quantitativos na Universidade Lusíada. Tem publicado vários artigos científicos, capítulos e livros. Os seus projetos de investigação em curso dizem respeito às relações consumidor-marca no campo do luxo, turismo e hospitalidade e bens de consumo.

Mestre Ricardo Martins Costa
Licenciatura em Ciência da Informação, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal.
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, Portugal
Chief Marketing Officer em Bonds.org, Vilnius, Lituânia
Chief Community Officer em Dotmoovs, Tallinn, Estónia
Country Manager em DigiMark Portugal, Porto, Portugal
Managing Director em Wipanto, Porto, Portugal
Managing Partner em turnU, Porto, Portugal


Duração, horário e local de funcionamento

A pós-graduação tem 8 Módulos, distribuídos por um total de 128 horas, ministradas em dois dias por semana, Sextas-Feiras em horário pós-laboral (18:30 – 22:30) e Sábados (09:00 – 13h00 e 14:00 – 18h00).
A pós-graduação prolonga-se por 16 semanas, interrompendo-se a lecionação nos períodos de férias.


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas até 30 de setembro de 2023.
 
Para candidaturas aceites, a inscrição e o pagamento de 50% da propina e comparticipação no seguro escolar deverá ser realizada até 8 de outubro de 2023. Os restantes 50% deverão ser pagos na primeira semana de março. O pronto pagamento beneficia de um desconto de 10%. Este desconto é também aplicável à inscrição por módulo Início do curso: 13 de outubro (sexta-feira) e termo 23 de março (sábado).  

A abertura da pós-graduação depende de um número mínimo de participantes na pós-graduação.

Custos de candidatura, inscrição e propina

Candidatura: 115€
Propina: 2.800€
Comparticipação no seguro escolar: 60€

DESCONTOS (NÃO CUMULÁVEIS; APLICÁVEIS DEPOIS DE DEDUZIDA A TAXA DE CANDIDATURA)
15% desconto na propina para (I) alumni da Universidade Lusíada, (II) Empresas que integram o Conselho Social da FCEE,  e (III) grupos de três ou mais inscrições provenientes da mesma empresa.

INVESTIMENTO PARA MÓDULOS INDIVIDUAIS
Módulos: Blockchain: 1.100€
Módulos: Legal: 1.100€
Módulos: Marketing: 1.100€
Valor hora/Investimento: 23€
Comparticipação no seguro escolar: 60€



Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2023-07-18 10:21