Cursos / Pós-Graduação / FCEE :: TESTEMUNHOS DE EX-ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA SAÚDE



Amélia Augusta Moreira Cunha, Ex-Aluna da Pós-Graduação em Administração e Gestão em Saúde com termino em fevereiro 2017.

A Universidade Lusíada do Porto, como Instituição de ensino, desafia os alunos a desenvolverem estratégicas na busca do conhecimento, fornecendo-lhes as ferramentas necessárias para que possam atingir o objetivo ao qual se propuseram.

Esta área de aprendizagem, a gestão em saúde, por mim tão apreciada, incrementada pela qualidade da formação com temáticas atualizadas, metodologias utilizadas, assim como pela mestria do ensino do corpo docente, motivaram-me a investir no estudo, e a alcançar a “ Competência Acrescida Avançada em Gestão”, facultada pela Ordem dos Enfermeiros, após provar todos os descritores exigidos.

Senti-me sempre envolvida na missão da Universidade, tanto nos períodos letivos, assim como nos sociais.

E para terminar, parafraseava Einstein, que espelha o que a Universidade me tarnsmitiu:
”A mente que se abre a uma nova ideia , jamais voltará ao tamanho normal”.

Amélia Augusta Moreira Cunha



Agradeço o convite endereçado pela Profª Flora, pessoa pela qual tenho muito apreço e estima. Como sabemos representa a alma desta pós-graduação em gestão e administração em saúde.

Dar os parabéns aos alunos que acabam de terminar esta pós-graduação em gestão e administração em saúde.

Como Ex aluno sei que foi um longo caminho de estudo e trabalhos, mas posso-vos dizer que no futuro será compensatório.
Esta pós-graduação teve um enorme impacto na minha vida, de tal forma que se me permitirem farei uma breve exposição…
Quando ingressei nesta pós-graduação trabalhava e ainda hoje trabalho numa clínica de endoscopia digestiva, e tinha uma sociedade num centro de dia criado por mim. Durante o decorrer da pós-graduação por incompatibilidades de ideias, conceitos e preservando a ética e a responsabilidade social, decidi vender a quota da sociedade. Terminando a pós-graduação com tantos instrumentos e skills decidi criar um centro de dia, com um conceito diferente em relação aos existentes em todo o País.

Com o conhecimento da realização de um plano de negócios, marketing digital, gestão de recursos humanos, criei o Centro de Dia Memóriaveludada um espaço amplo com mais de 400 m2, com toda a estrutura construída de raiz e adaptada aos idosos, preparado para receber pessoas com ou sem demência e integração neste espaço de uma sala de snoezelen, única na zona norte em contexto de centro de dia.
A pós-graduação em gestão e administração de saúde proporcionou muito conhecimento teórico, com apoio de um corpo docente de excelência. Agradecer e louvar toda a dedicação e profissionalismo dos professores bem como a partilha do seu conhecimento e experiência.
Além deste projeto, melhorei o rendimento da Clínica com aumento de produção, mudança de imagem e marca, organização de stock e material, mais investimento controlado com recurso a ferramentas de excel, etc.

Nestes tempos pós covid com os skills desta pós-graduação e experiência consegui providenciar uma resposta rápida e antecipar os processos futuros, colocando os EPI’S de acordo com as orientações da DGS sem prejudicar financeiramente o utente.

Permitam-me a opinião, no setor da saúde é fundamental, que o gestor tenha conhecimento de causa, mais concretamente conhecimentos teóricos na área da saúde e gestão. Esta pós-graduação permite ao profissional contrabalançar quando deve imperar uma ordem de gestão, e por outras vezes uma cedência mais na ordem da saúde.

Mais uma vez parabéns aos finalistas, e votos de muita saúde para todos,

Luís Lopes


A Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde da Universidade Lusíada – Norte tem um programa curricular exemplarmente delineado e apresenta objetivos que vão ao encontro das necessidades formativas, teóricas e práticas, dos gestores e dos líderes de diferentes tipos de serviços de saúde.

Saliente-se, ainda, a excelência do corpo docente, que alia as qualidades técnicas e pedagógicas a um acompanhamento próximo e permanente, bem como a qualidade das instalações e a adequação do horário para os profissionais de saúde em atividade.

Em resumo, a Pós-Graduação em Administração e Gestão da Saúde da Universidade Lusíada – Norte é uma Pós-Graduação de excelência.


Orlando Doellinger



Testemunho do aluno da pós-graduação em gestão e administração de saúde 2019-2020 apresentado no seminário do dia 27 de junho.

Antes de mais agradecer a confiança depositada em mim, para representar a turma neste seminário, agradecer também a todo o corpo docente, e principalmente à Doutora Flora Moura que esteve sempre disponível para a resolução de todas as questões da turma. Deixo ainda um agradecimento aos serviços administrativos da universidade Lusíada pela simpatia e disponibilidade.

Para os presentes que não me conhecem sou enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria no hospital de Magalhães Lemos com funções de responsável de serviço, e enfermeiro supervisor no Callcentar do SNS24

Como representante da turma farei uma pequena abordagem ao que nos terá levado à inscrição no curso, e sugestões de melhoria com base no que o grupo achou positivo /negativo.

Informação e conhecimento são as palavras que melhor definem o que levou o grupo a esta pós-graduação.

Embora o conhecimento sempre tenha sido necessário para elaborar os produtos, a sua importância aumentou vertiginosamente com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, particularmente nas últimas décadas.

É fundamental saber utilizar as informações e o conhecimento já existente nas organizações.

O "conhecimento" não se encontra apenas nos documentos, nas bases de dados e nos sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas para aumentar a sua produtividade e conquistar novas oportunidades.
Peter Drucker (1993) já indicava a importância do trabalhador intelectual.

Informação e conhecimento são, essencialmente, criações humanas, e nunca seremos capazes de administrá-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham, nesse cenário, um papel fundamental.

Estamos numa época de grandes mudanças em termos tecnológicos e a adaptação será uma obrigatoriedade.
Por isso nos inscrevemos nesta pós-graduação para aumentar e partilhar o conhecimento e a informação.

Relativamente ao nosso curso vai fazer parte da história assim como todos os outros, mas o nosso com a particularidade de ter sido interrompido por uma pandemia e retomado num formato completamente diferente.

De uma forma geral foram os aspetos positivos que mais nos marcaram, por isso vou adiantar algumas sugestões de melhoria com base em aspetos que podem ser equacionados em próximos cursos.

  • Sentimos verdadeiramente a educação de adultos, neste ponto a Universidade Lusíada está de parabéns em comparação com outras experiências formativas. Aspeto a manter.
  • Aumentar a carga horária presencial / e-learning em alguns módulos;
  • Alterar a ordem de apresentação de alguns módulos e incluir na apresentação do curso uma explicação da utilização do sistema de e-learning que para alguns de nós foi a primeira vez que foi usada, por isso a sugestão seria de sistemas de informação ser um dos primeiros módulos;
  • A carga horária da pós-graduação deverá ser dividida num ano letivo, a forma atual é de fato muito intensa;
  • Alguns docentes acusaram a receção das avaliações que o grupo considera muito positivo por este motivo dentro do possível a ser implementado por todo o corpo docente;
  • Análise crítica da avaliação para além na nota publicada, esse feedback foi efetuado por alguns docentes que também foi positivo e a ser implementado dentro do possível por todos;

  • Como resumo deixo algumas das frases de Peter Druker que se aplicam em tempos de mudança e sempre atuais:  Ganhar a vida não é mais suficiente. O trabalho tem de nos permitir viver a vida também.  Gerir é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

    Obrigado a todos, Rui Bernardes


    Contactos

    Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
    Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
    Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

    ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
    T. +351 22 557 08 34
    <posgrad@por.ulusiada.pt>


    Última actualização: 2020-08-03 16:01