CIPD no Encontro Nacional de Educação Relacional

03/11/2025 9:11

CIPD no Encontro Nacional de Educação Relacional

Encontro Nacional de Educação Relacional (ENER), que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (ESELx) no dia 24 de outubro de 2025, contou com a participação de diversos investigadores do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento (CIPD) da Universidade Lusíada, como a Professora Doutora Joana Cruz, diretora da referida unidade de investigação, e a Professora Doutora Carla Susana Abreu Pedras, igualmente docentes do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada (Porto), bem como com as Professoras Doutoras Mónica Cristina Nogueira Soares Patrícia de Oliveira Ribeiro, docentes na Escola Superior Paula Frassinetti  (ESEPF).

Este encontro teve como tema a "Educação relacional: a arte de educar através das relações" e reuniu diferentes instituições pertencentes à Rede de Instituições de Ensino Superior de Educação Relacional (RIESER), integrada pelo CIPD, em torno de um objetivo comum: pensar possibilidades para um modelo de Educação Relacional a partir de diferentes práticas pedagógicas individuais e de diferentes experiências institucionais. Juntou, assim, educadores, dirigentes, técnicos e estudantes para uma reflexão "sobre como a qualidade das relações pode transformar o ecossistema educativo, promovendo ambientes mais humanos, colaborativos e saudáveis".

A temática central para os diferentes painéis do Encontro foi o livro, lançado neste dia, editado pelo Relational Lab, e que leva o mesmo título do evento – "Educação relacional: A arte de educar através das relações". É uma obra coletiva, coordenada por Rui Marques, Marta Marques e Sofia Pereira, escrita por 42 autores e dez instituições da RIESER, que partilham, assim, a sua experiência e práticas de Educação Relacional.

Rui Marques, coordenador do Relational Lab e fundador da Forum Estudante, descreve o livro como "a primeira obra palpável da Rede para a Educação Relacional". Apresentado por Pedro Cunha, da Fundação Calouste Gulbenkian, o livro "fala da importância das relações na educação" e aborda temas como: as razões do insucesso, o papel da educação relacional como uma alternativa credível e a reconfiguração dos papéis tradicionais dos professores e dos alunos.

Na Educação Relacional considera-se que "a promoção do sucesso escolar é uma dimensão essencial no que concerne a considerações sobre políticas educacionais [e], sendo educar um ato relacional, o sistema escolar tem um papel fundamental para que os seus atores-chave (aluno, educador, família e comunidade) possam adquirir as competências relacionais necessárias à criação de relações significativas que contribuem diretamente para a formação de alunos com competências globais, necessárias à complexidade do mundo atual." Neste sentido, a Relational Lab defende "a construção de capital relacional, promovendo a consciencialização da importância das relações e a literacia relacional com impactos no sucesso escolar e no bem-estar de toda a comunidade escolar".

A Rede de Instituições de Ensino Superior de Educação Relacional (RIESER) é uma iniciativa “colaborativa que reúne instituições de ensino superior comprometidas com uma educação centrada nas relações humanas, promovendo uma cultura de empatia, respeito, cooperação e bem-estar nas práticas pedagógicas, investigativas e comunitárias”, explica a organização Relational Lab. “A adesão da Universidade Lusíada, através do CIPD, reforçou o papel ativo da instituição "na construção de ambientes de aprendizagem mais saudáveis, inclusivos e humanos, [com] foco em projetos de investigação aplicada, modelos de avaliação relacional e ações de serviço à comunidade educativa”, desceve a organização.

Relational Lab é uma organização que nasceu da "constatação da urgência do investimento nas relações humanas, essenciais no bem-estar organizacional, comunitário e, obviamente, individual". A equipa, multidisciplinar, está "centrada na identificação de défices relacionais e na (re)construção de capital relacional, em contexto organizacional, comunitário e individual." Apresenta várias áreas de intervenção: saúde relacional; educação relacional; estado relacional; cidades e territórios relacionais; liderança relacional; sustentabilidade relacional; interculturalidade relacional; e digital e relacional.

 



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