Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

SISTEMAS CONSTRUTIVOS - 2018/2019

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 4

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Amaral

Carga Horária

Teórico-prática : 4 Horas

Objectivos Gerais

A disciplina de Sistemas Construtivos tem por objectivo fundamental aprofundar o estudo e a compreensão das implicações mútuas e recíprocas entre a forma arquitectónica e os sistemas construtivos que a estruturam e a sustentam. Nesta disciplina dá-se especial relevância aos sistemas correntes (com os quais os estudantes terão mais contacto na prática profissional), não descurando a investigação de sistemas considerados mais experimentais.

Objectivos Específicos

Investigar, desenvolver e representar todos os componentes construtivos indispensáveis ao correcto funcionamento do edifício, integrando de modo coerente métricas estruturais e construtivas decorrentes dos sistemas e soluções adoptadas.
Neste contexto, o estudo do nó construtivo [desde a cobertura até às fundações, passando pelos pisos intermédios] adquire particular importância, pela implicação directa na concepção arquitectónica do edifício.

Competências a adquirir

- Compreensão e representação, tanto por meios bidimensionais e tridimensionais, dos nexos de coerência entre forma arquitectónica e os diversos sistemas construtivos que a materializam.
- Domínio da pormenorização do edifício de habitação, em especial da representação do corte construtivo e do pormenor construtivo.

Metodologia de Ensino

Os trabalhos desenvolvem-se mediante a articulação de momentos teórico/práticos. Nas aulas teórico/práticas serão apresentados os exercícios a realizar, introduzidos os temas e as informações necessárias ao avanço dos trabalhos, assim como, periodicamente efectuadas apresentações e debate de resultados. Nas aulas serão implementados e executados os exercícios propostos, apresentados, analisados, criticados e discutidos, em grupo ou individualmente, o progresso dos trabalhos.

Conteúdos Programáticos

Tendo como base de trabalho o projecto desenvolvido na Unidade Curricular de Projeto I [podendo ser realizado a partir de outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar], deve proceder-se ao estudo do sistema construtivo e sua pormenorização nas escalas gráficas integradas, nas respectivas fases do trabalho semestral.

Métodos de Avaliação

Pelo próprio carácter da disciplina, a avaliação será contínua e permanente. Neste sentido, serão tidos em conta a assiduidade, participação nas aulas, a regularidade e a continuidade do trabalho, a resposta face aos problemas e desafios lançados. Constará ainda da avaliação contínua a realização de duas provas escritas e entrega de trabalhos, de acordo com o calendário escolar. Serão ainda cumpridos os momentos fundamentais de avaliação instituídos: a Prova de Frequência e o Exame Final.

Recursos Didácticos

Para a concretização dos objectivos e competências exigidas, recorrer-se-á aos seguintes recursos didácticos:
- Computadores;
- Bibliografia especializada e disponibilizada na mediateca e biblioteca da Universidade Lusíada;
- Indicação de textos fundamentais para a aprendizagem e elaboração dos trabalhos de investigação;
- Material multimédia (documentários, imagens, etc.).

Palavras Chave

Investigação, Corte Construtivo, Pormenor, Detalhe, Execução.

Bibliografia Principal

Autor DEPLAZES, Andrea
Título CONSTRUCTING ARCHITECTURE - MATERIALS PROCESSES ST
Local Boston · Berlin
Editora Birkhäuser – Publishers for Architecture Basel · B
Ano 2009
Autor LOPES, Nuno Valentim
Título Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifíci
Local Porto
Editora Dissertação de Mestrado, FAUP
Ano 2006
Autor RAMOS, Rui Jorge Garcia; RODRIGUES, Rui Calejo
Título Saber Manter os Edifícios Pensar, Desenhar, Constr
Editora Edições Afrontamento
Ano 2017

Bibliografia Complementar

Autor MONTES, Nelson
Título Coordenação da Execução de Obras
Autor MILA, Ariosto
Título O Edifício