FAA :: PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO ARQUITECTÓNICA

CURSOS / CURSO LIVRE EM DESENHO

 

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Coordenação

Patrícia Xavier Diogo, Prof.ª Doutora


Apresentação

O curso de desenho da Universidade Lusíada do Porto proporciona aos estudantes a oportunidade de aprender e/ou aperfeiçoar as técnicas de representação do espaço físico, da imaginação e das emoções.

Este curso proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimorar as suas competências de desenho, aprender técnicas específicas, explorar diferentes estilos artísticos e desenvolver uma compreensão mais profunda dos princípios fundamentais do desenho, como linhas, formas, sombras, proporções e perspectiva.

Entre outros, este curso inclui a combinação da teoria em torno dos temas aplicada nos exercícios, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender a partir de exercícios práticos.

Além disso, este curso estimula a criatividade e a expressão pessoal, encorajando os estudantes a desenvolverem o seu próprio estilo e expressão.

Objetivos

O principal objetivo do curso é o de colmatar lacunas da formação anterior; seja para estudantes que escolheram o curso de Arquitetura e não tiveram desenho na formação anterior, seja para estudantes que, apesar de já terem aprendido a desenhar em anos anteriores, desejam aprimorar o mecanismo de observação e representação do espaço bem como das técnicas para o fazer. Pretende desenvolver as capacidades de entendimento dos princípios da representação: estrutura, dimensionamento, proporcionalidade e que seja capaz de representar graficamente qualquer tipo de modelo que lhe seja proposto constitui o ponto fundamental de aprendizagem.


Destinatários

Estudantes Universitários, em particular do 1º ano e, em geral, outros interessados em aprofundar os conhecimentos na área de desenho.


Ensino e avaliação

Modalidade de ensino: as aulas serão presenciais e ministradas em horário diurno.

Regime de avaliação: a aprendizagem não está sujeita a avaliação, mas a frequência em pelo menos 70% das aulas permite a emissão de uma declaração de frequência do curso.


Estrutura curricular e conteúdos programáticos

Módulos Docente Tempo de Trabalho

Introdução: técnicas e métodos

Patrícia Diogo

3 horas

A perspetiva

Patrícia Diogo

3 horas

Desenho de Objetos

Carla Carvalho

3 horas

A linha do horizonte e os pontos de fuga

Carla Carvalho

3 horas

Desenhos de exterior - esquissos

Patrícia Diogo

3 horas

Desenhos de exterior - estrutura

Carla Carvalho

3 horas

Desenho de exterior - detalhe

Patrícia Diogo

3 horas

Desenho de exterior – a cor

Carla Carvalho

3 horas

Preparação da exposição – técnicas e conceitos

Patrícia Diogo

4 horas

 

Total

28 horas


Corpo Docente

Professora Doutora Patrícia Diogo: Licenciada em Arquitetura pela Universidade do Porto Faculdade de Arquitetura em 2004, tornou-se Doutora (PhD) em Arquitetura em 2009 pela Universidad de Valladolid - Escuela Técnica Superior de Arquitetura. É Investigadora Integrada na Universidade Lusíada de Lisboa - Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design. É CEO e Arquiteta Sénior na empresa PATRICIA DIOGO - Arquitetura e Construção. É Professora Associada na Universidade Lusíada do Porto - Faculdade de Arquitetura e Artes onde leciona Projeto e Desenho. Publicou 21 artigos, maioritariamente em revistas internacionais de elevado fator de impacto, organizou 13 eventos e orientou 23 dissertações de mestrado. Recebeu 3 prémios. Atualmente é a Investigadora Principal de um Projeto na área de Sustentabilidade Ambiental intitulado “Morfologia Urbana e Sustentabilidade: Assentamentos Piscatórios e Núcleos Rurais”.

Professora Doutora Carla Carvalho: Licenciada em Arquitetura pela Universidade Lusíada do Porto em 1998, tornou-se Doutora em Arquitetura pela Universidade Lusíada de Lisboa no ano de 2013. É Investigadora Integrada na Universidade Lusíada de Lisboa - Centro de Investigação em Território, Arquitetura e Design. Desenvolve a sua atividade liberal em Arquitetura na sua empresa ECLÉTICA. É Professora Associada na Universidade Lusíada do Porto - Faculdade de Arquitetura e Artes onde leciona Projeto e Desenho.

Duração, horário e local de funcionamento

A duração do curso é de 28 horas; haverá duas edições: uma em setembro e outra em outubro, de 2024. Ensino presencial, nas instalações da Universidade Lusíada, no Porto.


Prazos de candidatura e inscrição

1ª edição
Candidaturas: até 13 de setembro 2024
Início das aulas:  16 de setembro de 2024

2ª edição
Candidaturas: até 11 de outubro 2024
Início das aulas:  14 de outubro de 2024



Documentação necessária para a candidatura

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Informações

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2024-03-12 14:59

Facebook Instagram LinkedIn Notícias