Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Direito :: Relações Internacionais
ÁFRICA (QUESTÕES POLÍTICAS, ECONÓMICAS E SOCIAIS) - 2017/2018
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Pedro Mendes
Assistentes: Prof. Doutor Pedro Mendes
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1.Aquisição de um conhecimentos compreensivo sobre o funcionamento dos sistemas de governo e movimentos políticos em África. 2.Ajudar a compreender melhor conceitos e ideias em ciência política e estudos africanos numa perspectiva comparada.
Objectivos Específicos
1. Examinar as regularidades e padrões do comportamento político em África. 2. Analisar e avaliar as influencias externas em África. 3. Articular as ideias básicas de desenvolvimento sustentável e boa governação. 4. Apreciar os desafios da consolidação democrática em África.
Competências a adquirir
1.Desenvolvimento do pensamento crítico e das capacidades compreensivas dos alunos através da análise comparativa e contrastante da aplicação de teorias e conceitos a problemas políticos e sociais
2 Aumento da consciência dos alunos sobre questões culturais e multi-culturais, através do estudo de como os problemas políticos e sociais e os movimentos sociais estão relacionados.
Metodologia de Ensino
Metodologia de aprendizagem própria assente em aulas participativas: intervenções pessoais, orais e escritas, e debates em grupo; trabalhos em equipa para desenvolver as suas capacidades de comunicação e persuasão; cedência aos alunos de textos disponibilizados no e-learning.
Conteúdos Programáticos
1 – Introdução
1.1 - Natureza, objecto e metodologia da disciplina
1.2 - Justificação da importância da disciplina no curso
1.3 - Apresentação da bibliografia de base
2 – Caracterização geral da África: Unidade e Diversidade
2.1 – A África e a sua diversidade geográfica
2.2 – A África e a sua diversidade política
2.3 – A África e a sua diversidade económica
2.4 - A África e a sua diversidade cultural-identitária
3 – A construção da África moderna
3.1 - A colonização
3.2 - A independência
3.3 - A construção do Estado
4. – A África Contemporânea: questões políticas
4.1 - O impacto do colonialismo e anti-colonialismo: as ideologias
4.2 - A centralização do poder estatal: A patronagem, o estado patrimonial e a pessoalização do poder
4.3- As relações internacionais africanas: dos conflitos à cooperação
4.4 - Os desafios da Democracia
5 – A África Contemporânea: questões económicas
5.1 - Estratégias de desenvolvimento pós-colonial
5.2 - O crescimento das economias Africanas
5.3 - Os desafios desenvolvimento sustentável
6 – A África Contemporânea: questões sociais
6.1 - População e Urbanização
6.2 - O problema da SIDA
6.3 - O papel da mulher
Métodos de Avaliação
O sistema de avaliação realiza-se de acordo com as regras definidas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos das Universidades Lusíada. Neste sentido, é tida em conta a avaliação contínua, nomeadamente a participação, realização de trabalhos, mini-testes, etc.
Recursos Didácticos
Recursos Didácticos Nas aulas são utilizados os meios audiovisuais e informáticos disponibilizados pela Universidade, nomeadamente, através do retroprojector, data show, televisão e vídeo.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
África
Estado
Desenvolvimento
Democracia
Bibliografia Principal
Autor | THOMSON, Alex |
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Título | An Introduction to African Politics |
Edição | 3ª ed |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2010. |
Autor | GORDON, April; GORDON, Donald |
Título | Understanding Comtemporary África |
Edição | 5ª ed |
Local | Boulder |
Editora | Lynne Rienner |
Ano | 2013 |
Autor | DIAMOND, Larry; PLATTNER, Marc F. (eds.) |
Título | Democratization in Africa: Progress and Retreat |
Edição | 2ed |
Local | Baltimore |
Editora | The Johns Hopkins University Press |
Ano | 2010 |
Bibliografia Complementar
Autor | HYDEN, Goran |
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Título | African Politics in Comparative Perspective. |
Autor | United Nations |
Título | Economic Development in Africa Report 2012. |