Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DA LINGUAGEM - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sara Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Sara Cruz

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Compreensão da disciplina numa perspectiva integrada, abordando o estudo da linguagem, as suas fundações (bases biológicas e desenvolvimentais) e o funcionamento das diversas competências da linguagem.
Reconhecer o contributo de outros domínios científicos como a psicologia cognitiva, a linguística, as ciências da comunicação e a neurociência para a emergência desta disciplina e campo de estudo.

Objectivos Específicos

Conhecer a estrutura e processos cognitivos subjacentes à linguagem;
Identificar estruturas cerebrais envolvidas na linguagem e principais perturbações;
Compreender a aquisição e desenvolvimento da linguagem humana;
Reconhecer as influências contextuais na linguagem;
Compreender o funcionamento das principais competências da linguagem;
Conhecer os processos de compreensão e produção de linguagem;
Conhecer alguns métodos de investigação utilizados para estudar os processos de linguagem.

Competências a adquirir

Competências de estudo e de integração de conhecimentos no âmbito da Psicologia da Linguagem.
Capacidade para aplicar os conhecimentos da Psicologia da Linguagem às várias áreas da Psicologia com as quais esta se relaciona.
Capacidade de leitura crítica de textos ou artigos no campo de estudo da Psicologia da Linguagem.

Metodologia de Ensino

Recurso a meios audiovisuais para a exposição e discussão de temas;
Disponibilização de matérias de apoio através de plataforma de e-learning (moodle).
Demonstrações relativas a fenómenos ou efeitos referidos nas aulas através de vídeos ilustrativos.

Conteúdos Programáticos

Tema 1 - O estudo da linguagem: conceito de linguagem; a origem da linguagem; funções da linguagem. Elementos do processo de comunicação e canais de comunicação. Descrição da linguagem: a estrutura e os processos cognitivos subjacentes à linguagem.
Tema 2 - Bases biológicas e desenvolvimentais da linguagem: aquisição e desenvolvimento da linguagem. Teorias de aquisição da linguagem. Estruturas anatómicas cerebrais envolvidas na linguagem. Bilinguismo e aquisição da 2ª língua.
Tema 3 – Léxico mental e compreensão: reconhecimento das palavras; leitura. Métodos de investigação da leitura. Compreensão de frases e do discurso.
Tema 4 - Semântica, o estudo da significação: compreensão da estrutura de frases; significado da palavras. Compreensão.
Tema 5 – Produção da linguagem: produção de voz e de fala. Escrita e agrafia.
Tema 6 - Perturbações da linguagem.

Métodos de Avaliação

Dois testes escritos;
Apresentação oral em grupo de artigo cientifico sobre o estudo da linguagem em diferentes contextos da psicologia;
Exame final.

Recursos Didácticos

- Computador e projetor multimédia.
- Apresentações realizadas nas aulas teórico-práticas.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Psicologia da Linguagem
Linguagem
Psicolinguística
Fonologia
Léxico
Semântica
Sintaxe
Afasia

Bibliografia Principal

Autor Harley, T.
Título The Psychology of Language: From data to theory
Edição 3rd Ed.
Local East Sussex, UK
Editora Psychology Press.
Ano 2008
Autor Eysenck, M.; Kean, M.
Título Cognitive Psychology: a student’s handbook
Edição 6th Ed.
Local East Sussex, UK
Editora Psychology Press
Ano 2010
Autor BEAR, M., CONNORS, B. & PARADISO, M.
Título Neurociências : desvendando o sistema nervoso
Local Porto Alegre
Editora Artmed
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor Rebelo, D., Marques, M. J., Costa, M.
Título Fundamentos da Didáctica da Língua Materna
Autor Portellano, J. A.
Título Introducción a la neuropsicología