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E-COMMERCE E E-MARKETPLACES - 2023/2024

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao Comércio Eletrónico e aos eMarketplaces, às suas formas e tipologias e a sua relação o crescimento das vendas digitais e a internacionalização, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.

Objectivos Específicos

1. Compreender a evolução e disrupções do comércio eletrónico e eMarketplaces.
2. Promover o conhecimento sobre as estratégias aplicáveis ao Comércio Eletrónico e a sua complementaridade com eMarketplaces, assim como o acompanhamento da sua implementação;
3. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam criar e gerir um canal profissional de Comércio Eletrónico.

Competências a adquirir

1. Desenvolver uma estratégia de marketing digital com base numa análise do meio envolvente, consumidor e benchmarking;
2. Elaborar uma estratégia de implementação em canal próprio de Comércio Eletrónico (i.e. loja online) e em eMarketplaces, contemplando as diversas ferramentas específicas que permitam atingir os públicos definidos.
3. Implementar os conhecimentos teóricos e práticos na construção de uma loja online.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Comércio Eletrónico e eMarketplaces com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos, incentivando a reflexão e a discussão / debate por parte dos alunos. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da criação de uma loja online na plataforma Shopify com acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao Comércio Eletrónico e Canais de Venda Online.
2. eMarketplaces e Internacionalização Digital

3. Pilares do eCommerce
3.1. Logística
3.2. Pagamentos
3.3. Apoio ao cliente
4. Mobile, Design e User Experience
5. Métricas em eCommerce e eMarketplaces
6. Performance em eCommerce e eMarketplaces
6.1. Search
6.2. Shopping
6.3. Social
6.4. eMarketplaces ads.
6.5. Email marketing

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através do seguinte conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 testes escritos
- 1 trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital.
- A bibliografia recomendada pelo docente.
- Computador com ligação à internet na construção da loja online.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

eCommerce, eMarketplaces, Internacionalização Digital, Marketing Digital, comunicação online, estratégia digital, consumidor digital.

Bibliografia Principal

Autor JONGEN, Wijnand
Título The End of Online Shopping
Editora World Scientific Publishing Company Pte. Limited
Ano 2018
Autor FAUSTINO, Paulo
Título Marketing Digital na Prática
Edição
Editora Marcador
Ano 2019
Autor MAIA, Vera; COSTA, Sónia; PEIXOTO, Nelson; PEIXOTO
Título 110 Erros que prejudicam a sua loja online
Edição
Editora Perfil Criativo - Edições
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor DOMINGOS, Pedro
Título A Revolução do Algoritmo Mestre
Autor GOUVEIA, Marco
Título Marketing Digital - O Guia Completo