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DESIGN II - 2017/2018

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria João Barbosa
Assistentes: Prof. Doutora Estela Vieira

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a actividade do designer.
Encarar a metodologia projectual como processo de racionalização do acto criativo.
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
Promover a pesquisa e a experimentação.
Tomar consciência das implicações estéticas, éticas, sociais, económicas e ambientais, da profissão do designer.

Objectivos Específicos

Promover a interdisciplinaridade, o profissionalismo e o rigor nas várias fases da investigação, da idealização, da metodologia projectual, da maquetização e da implementação hipotética da solução em contexto real.
Recorrer à investigação para consolidação de conhecimentos e sustentação da criatividade.
Aprender a lidar com complexidade e simplicidade.
Visualizar conceitos e estratégias.
Criar novas perspectivas e novos cenários nas áreas da bi e da tridimensionalidade.

Competências a adquirir

Dominar todas as etapas da metodologia projectual: objectivar o propósito; identificar constrangimentos; identificar oportunidades; identificar/definir públicos-alvo; decidir sobre o design.
Desenvolver capacidades para propor soluções inovadoras, sustentadas no conhecimento e domínio da gestão de todo o processo que envolve a materialização da criação: pesquisa, investigação, metodologia projectual, projecto, maquetagem, comunicação, promovendo a qualidade, a eficácia e a inovação.

Metodologia de Ensino

Análise e diagnóstico de casos de estudo.
Discussão em grupo de assuntos relevantes para a unidade curricular, que contextualizem problemas reais capazes de serem motivadores da acção crítica do aluno.
Aulas abertas. Visitas de estudo no âmbito dos trabalhos em curso.
Workshops. Participação em concursos.

Conteúdos Programáticos

Pesquisa, conceptualização, planificação e desenvolvimento de projectos individuais em design de comunicação, produto e interiores, que propiciem ao aluno a oportunidade de aplicar, experimentar e materializar soluções que visem colmatar/melhorar problemas identificados em contextos reais.
Promover a capacidade de análise crítica e diagnóstico de necessidades reais.
Desenvolver a capacidade de trabalho interdisciplinar que motive a utilização de conhecimentos diversos na elaboração e execução de pesquisas e na criação de projectos.
Estudar os comportamentos e as reacções das pessoas: estudos analíticos de usabilidade. Ver para lá da aparência, identificar o potencial, a essência, a necessidade.
Promover uma correcta metodologia projectual como instrumento de resolução de problemas concretos.
Relacionar conhecimentos em design e em tecnologia para resolver necessidades.
Exercícios vários sob a forma de propostas de trabalho e/ou workshops de curta e média duração, motivadores da actividade criativa intelectual que explorem: o experimentalismo, a reinvenção e o conceptualismo; a utilização da metáfora para relacionar/traduzir conceitos-chave; a interligação entre os campos da imagem e da escrita, cruzando vários modos do fazer manual; recursos visuais emocionais (ex.: humor, exagero); o descontexto de escala e de cor; novos vocabulários para transmitir e comunicar ideiais/mensagens; o reeducar do olhar para novas expressões e visualidades; a utilização da escrita como elemento gráfico e/ou conceptual; a apropriação de materiais não convencionais para a materialização bi e tridimensional.
Explorar capacidades de interpretação e de síntese, através do entendimento das relações entre o briefing/problema, o contexto real, a função e a estética.
Explorar as capacidades de representação e de comunicação com elevada síntese informativa e formal de forma a encontrar equilíbrio entre a simplicidade e complexidade dos resultados.
Estudar a estrutura e as propriedades físicas, emocionais e estéticas de materiais, cores e texturas na construção de objetos reais.
Estudar a capacidade emocional e desafiante dos objetos e dos lugares com o utilizador, analisando o seu valor expressivo, social e político.
Reavaliar conceitos - e preconceitos - ligados à utilidade e à sua ausência.
Compreender os projectos na sua relação com as condicionantes de utilização e de produção.
Estudar a interacção entre o Homem, e a escala e a funcionalidade dos objetos e dos lugares.
Estudar o impacto ambiental, visual e social daquilo que projectamos, instigando o aluno a procurar soluções funcionais, eficientes, simples, flexíveis, versáteis, acessíveis, significantes, simbólicas e técnicas, que considerem as condições plenas de usabilidade e conforto dos seus utilizadores de forma a melhorarem a vida do ser humano.
Promover uma metodologia projectual menos preocupada com a fotogenia e o protagonismo visual e mais identificados com a eficácia, a afectividade e a intemporalidade dos equipamentos e dos lugares.
Interiorizar a responsabilidade social do designer enquanto gerador de novos hábitos e/ou valores.
Tomar consciência que o design do século XXI deverá prioritariamente privilegiar e restaurar a harmonia entre o homem, o natural e o construído - sustentabilidade, ecologia, reciclagem. Experienciar o voluntariado em Design.

Métodos de Avaliação

Participação, interesse e assiduidade.
Capacidades de criatividade, experimentação, inovação, comunicação e iniciativa em trabalhos individuais e/ou de grupo.
Organização e rigor nas pesquisas, na comunicação escrita, na metodologia projectual e na concretização dos trabalhos propostos.
Capacidades de apresentação, sustentação e comunicação oral dos projectos, discussão e crítica.
Cumprimento dos prazos estabelecidos e entrega dos trabalhos completos.

Recursos Didácticos

Recolha de informação técnica e científica, recorrendo a diversas fontes: livros, revistas, artigos científicos, bases de dados, Internet, visitas técnicas e/ou entrevistas, quadros analíticos, relatórios, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas. Visionamento de vídeos e sites em formato digital. Visitas de estudo. Conferências.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Design Universal
Criatividade
Experimentação
Metodologia
Usabilidade
Contexto
Sustentabilidade

Bibliografia Principal

Autor PRESS, Mike, COOPER, Rach
Título El diseño como experiencia - El papel del diseño y
Edição 1.ª ed.
Local Barcelona
Editora GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL
Ano 2009
Autor BRANDES, Uta, STICH, Sonja, WENDER, Miriam
Título Design by Use. The Everyday Metamorphosis of Thing
Edição 1.ª ed.
Local Basel
Editora Birkhäuser
Ano 2009
Autor SHEDROFF, Nathan
Título Design is the problem. The future of design must b
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor LOCKER, Pam
Título Diseño de exposiciones
Edição 1.ª ed.
Local Barcelona
Editora GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL
Ano 2011
Autor YOUNG, Indi
Título Mental Models. Aligning design strategy with human
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2008