Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
MATEMÁTICAS GERAIS - 2017/2018
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Aguiar
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Aguiar
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Pretende-se:
a) Dotar os alunos de conceitos e técnicas matemáticas que são imprescindíveis para a compreensão de matérias abordadas em outras unidades curriculares da licenciatura;
b) Garantir a assimilação pelos alunos dos conceitos e técnicas quantitativas que são básicas nas áreas de Gestão e Marketing;
c) Promover a capacidade de usar a matemática de modo efectivo para resolver “problemas reais”;
d) Promover o desenvolvimento do poder de raciocínio e de resolução de problemas em geral.
Objectivos Específicos
Pretende-se que os alunos adquiram conceitos e técnicas elementares do cálculo diferencial de uma variável, com ênfase nos aspectos mais relevantes nas área de Gestão e Marketing e conceitos elementares de funções de várias variáveis, incluindo derivadas parciais. Pretende-se que os alunos entendam e manuseiem com facilidade alguns aspectos elementares de matemática financeira como sejam percentagens, índices e juros compostos. Pretende-se que adquiram noções elementares de séries temporais.
Competências a adquirir
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
a) Manusear funções reais de uma variável;
b) Manusear exponenciais e logaritmos;
c) Aplicar os conhecimentos de cálculo diferencial para resolver problemas práticos e, muito em particular, problemas de optimização.
d) Compreender os conceitos elementares de funções de duas variáveis;
e) Aplicar conhecimentos de séries temporais para fazer projecções e avaliar a validade destas.
Metodologia de Ensino
Os conteúdos são apresentados seguindo uma metodologia expositiva. Quando apropriado, são disponibilizados textos para aprofundamento das matérias. São apresentados problemas que o aluno deverá resolver, sendo assistido durante a orientação tutória.
Conteúdos Programáticos
I. Funções de uma variável
1. Equações lineares e rectas
2. Sistemas de equações lineares e aplicações
3. Funções quadráticas
4. Outras funções
5. Exponenciais e logaritmos
II. Um pouco de matemática financeira
1. Percentagens e índices
2. Juros compostos
III. Cálculo diferencial
1. Introdução às derivadas
2. Regras de derivação
3. Elasticidade
4. Aplicação ao estudo de funções e optimização
IV. Funções de várias variáveis
1. Curvas de nível
2. Derivadas parciais
V. Séries temporais
1. Introdução às séries temporais
2. Projecção com médias móveis
3. Quantificação dos erros de previsão
4. Projecção usando alisamento exponencial
5. Modelos para séries temporais
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua tem por base duas provas de avaliação com duração de cerca de uma hora cada, uma a meio do semestre que incidirá sobre a primeira metade da matéria e outra no final do semestre e que incidirá sobre a segunda metade da matéria.
Recursos Didácticos
Os recursos didácticos para uso dos alunos são os livros constantes da bibliografia (no que toca aos livros da bibliografia principal é conveniente existirem pelo menos dois exemplares de cada um disponíveis) e espaço adequado para estudo individual e em pequenos grupos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Matemática
Cálculo
Funções
Métodos Quantitativos
Bibliografia Principal
Autor | Hoffmann, Laurence; Bradley, Gerald; Sobecki, Davi |
---|---|
Título | Cálculo: Um Curso Moderno e Suas Aplicações |
Edição | 11.ª ed. |
Local | Rio de Janeiro |
Editora | LTC |
Ano | 2014 |
Autor | Jacques, Ian |
Título | Mathematics for Economics and Business |
Edição | 8ª ed. |
Local | Harlow, England |
Editora | Pearson |
Ano | 2015 |
Autor | Swift, Louise; Piff, Sally |
Título | Quantitative Methods: for business, management and |
Edição | 4ª ed. |
Local | Basingstoke, England |
Editora | Palgrave MacMillan |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | Dewhurst, Frank |
---|---|
Título | Quantitative Methods for Business and Management |
Edição | 2ª ed. |
Local | Maidenhead, England |
Editora | McGraw-Hill |
Ano | 2006 |
Autor | Wisniewski, Mik |
Título | Quantitative Methods for Decision Makers |
Edição | 6.ª ed. |
Local | Harlow, England |
Editora | Pearson |
Ano | 2016 |