Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 2023/2024
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Isabel Torres
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Torres
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Promover nos estudantes conhecimentos e competências que lhes permitam explicar as atividades assumidas pelos indivíduos, grupos e organizações, bem como as suas ligações com o Marketing.
Objectivos Específicos
São objetivos específicos desta UC, levar os estudantes a adquirir conhecimentos e competências nos domínios da motivação, da comunicação, da liderança, da cultura organizacional, da ética e da responsabilidade social, relacionando os mesmos com o Marketing, particularmente com o Interno.
Competências a adquirir
- Reconhecer a importância do estudo do comportamento organizacional para o Marketing;
- Identificar as principais teorias da motivação no que se refere aos grupos e equipas de trabalho;
- Descrever o impacto da liderança, da comunicação e do Marketing interno na satisfação e desempenho;
- Estabelecer ligação entre a cultura organizacional, a criatividade e o Marketing;
- Apresentar os principais desafios éticos atuais e futuros para o Marketing.
Metodologia de Ensino
Esta UC irá privilegiar as metodologias ativas, onde o estudante assume um papel central no processo de ensino/aprendizagem. O recurso a roleplaying, a estudos de caso e a trabalhos em pequenos grupos será privilegiado nesta unidade curricular.
Conteúdos Programáticos
1. Organizações, Comportamento Organizacional e Marketing.
1.1. Estudar o comportamento nas organizações.
1.2. Bases e multidisciplinaridade do Comportamento Organizacional.
1.3. Questões do Comportamento Organizacional pertinentes para a Estratégia de Marketing.
2. Motivação, Satisfação e Desempenho.
2.1. Teorias da Motivação de Conteúdo e de Processo.
2.2. Grupos, Equipas de Trabalho e Desenvolvimento.
2.3. Papel da Liderança na Motivação e no Desempenho.
2.4. Marketing Interno, Satisfação e Desempenho.
3. Cultura Organizacional, Comunicação e Marketing.
3.1. Bases da Comunicação eficaz.
3.2. Cultura Organizacional e Estilos de Comunicação.
3.3. Ambientes culturais, Criatividade e Marketing.
4. Ética e Responsabilidade Social Corporativa.
4.1. Definição de conceitos.
4.2. Relevância da ética e da responsabilidade social em Marketing.
4.3. Desafios futuros e Marketing.
Métodos de Avaliação
Os estudantes serão avaliados através da realização de dois pontos escritos e da realização de trabalhos nas aulas OT.
Recursos Didácticos
Audiovisuais: computador, projetor e quadro.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Organização, Comportamento, Cultura, Motivação, Liderança, Comunicação, Ética, Desempenho e Marketing.
Bibliografia Principal
Autor | PINA E CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS E CUNHA, R. |
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Título | Manual de Comportamento Organizacional e Gestão |
Edição | 8ª |
Local | Lisboa |
Editora | RH Editora |
Ano | 2016 |
Autor | Nahavandi, Denhardt, Denhardt & Aristigueta |
Título | Organizational Behavior |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Autor | Murphy, P. E., Laczniak, Gene R., & Harris, F. |
Título | Ethics in Marketing |
Edição | 2nd |
Local | New York |
Editora | Routledge |
Ano | 2017 |
Bibliografia Complementar
Autor | ROBBINS, S.P. |
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Título | Comportamento Organizacional |