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COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2016/2017

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutora Paula Rodrigues

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, das diversas técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de comunicação de marketing utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de comunicação de marketing utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1.Comunicação integrada de marketing
2.Comunicação e canais distribuição
3. Comunicação através da força de vendas
4. Marketing Direto
5.Comunicação online
6. Comunicação e conteúdos

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de acordo com o regulamento geral de avaliação.

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Publicidade
Comunicação de marketing
Ativação da marca
Relações públicas
Promoções

Bibliografia Principal

Autor Egan, John
Título Marketing Communications
Edição 2nd Edition
Local London
Editora Sage
Ano 2015
Autor Lendrevie, Jacques; Baynast, Arnaud; Dionísio, Pe
Título Publicitor – comunicação 360º online/offline.
Local Lisboa
Editora Dom Quixote.
Ano 2010
Autor Clow, K. and Baack, D.
Título Integrated Advertising, Promotion, and Marketing
Edição 7thEdition
Local New York
Editora Prentice Hall
Ano 2015

Bibliografia Complementar

Autor Fill, Chris
Título Marketing communications – interactivity, communit