Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2017/2018
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, das diversas técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de comunicação de marketing utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de comunicação de marketing utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1.Comunicação integrada de marketing
2.Comunicação e canais distribuição - Estudos qualitativos e quantitativos.
3. Comunicação através da força de vendas - Estudos qualitativos e quantitativos.
4. Marketing Direto - Estudos qualitativos e quantitativos.
5.Comunicação online - Estudos qualitativos e quantitativos.
6. Comunicação e conteúdos - Estudos qualitativos e quantitativos.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de acordo com o regulamento geral de avaliação.
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Publicidade
Comunicação de marketing
Ativação da marca
Relações públicas
Promoções
Bibliografia Principal
Autor | Egan, John |
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Título | Marketing Communications |
Edição | 2nd Edition |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Autor | MALHOTRA, N.K.; NUNAN, D.; BIKS, D. A. |
Título | Marketing Research: An applied approach |
Edição | 5ª |
Editora | Pearson |
Ano | 2017 |
Autor | Clow, K. and Baack, D. |
Título | Integrated Advertising, Promotion, and Marketing |
Edição | 7thEdition |
Local | New York |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | Fill, Chris |
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Título | Marketing communications – interactivity, communit |
Autor | PALMATIER, R.; SRIDHAR, S. |
Título | Marketing & Strategy: Based on firts principals an |