Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2023/2024
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Contextualizar a Psicologia da Educação no quadro das outras especialidades da Psicologia e
explorar as modalidades de consulta psicológica em função dos contextos educativos.
Refletir sobre os princípios que devem orientar a avaliação psicológica no âmbito do modelo ecológico e
a delineação de projetos de intervenção de cariz preventivo e/ou remediativo, de acordo com os sistemas multinível de suporte.
Objectivos Específicos
1) Compreender a mudança paradigmática na avaliação e intervenção em Psicologia da Educação- do paradigma médico-psicológico para o paradigma ecológico-sistémico
2) Desenvolver competências de avaliação baseadas cientificamente e orientadas para a
intervenção
3) Desenvolver competências de intervenção baseada em evidência
4) Analisar criticamente projetos de intervenção de âmbito educacional
Competências a adquirir
1)Identificar e aplicar as especificidades da Psicologia da Educação à avaliação e intervenção de base científica.
2) Saber administrar, cotar e interpretar os resultados de testes estandardizados e de medidas baseadas no currículo
3) Saber elaborar e avaliar um plano de intervenção e/ou um projeto de intervenção
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Manuseamento e aplicação de instrumentos de avaliação psicológica utilizados em contexto educacional.
Estudos de caso.
Role-play.
Visualização de vídeos.
Análise de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. O Psicólogo educacional e as suas atribuições: presente e futuro
1.1. Evolução dos modelos de intervenção
1.2. Os sistemas multinível de suporte
2. Avaliação e Intervenção na Aprendizagem
3. Avaliação e Intervenção no Comportamento
4. Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Socioemocional
5. Conceção e avaliação de projetos de intervenção.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua será realizada com base nos seguintes elementos: (a) assiduidade, (b) pontualidade, (c) participação nas atividades propostas em aula e entre aulas, e (c) trabalho individual, com apresentação oral.
Recursos Didácticos
Artigos científicos.
Instrumentos de avaliação.
Manuais de projetos de intervenção.
Plataformas digitais.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Sistemas multinível de suporte; Perspetiva ecológico-sistémica; avaliação baseada empiricamente; intervenção baseada em evidências; avaliação de projetos.
Bibliografia Principal
Autor | Matthew K. Burns, T. Chris Riley-Tillman & Natalie |
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Título | Effective School Interventions: Evidence-Based Str |
Edição | 3ª |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2017 |
Autor | Reynolds, C & Kamphaus, R. |
Título | Handbook of psychological and educational assessme |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2018 |
Autor | S. G. Little & A. Akin-Little |
Título | Behavioral interventions in schools: Evidence-base |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2019 |
Bibliografia Complementar
Autor | Barbara A. Gueldner, Laura L. Feuerborn, and Kenne |
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Título | Social and Emotional Learning in the Classroom Sec |
Autor | Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.) |
Título | Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidênci |