Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 2023/2024

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Helena Bilimória
Assistentes: Prof. Doutora Helena Bilimória

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1- Conhecer os sistemas de classificação das perturbações psicológicas (DSM, ICD) e outros alternativos (CFTMEA)
2 - Conhecer as características e sintomas das principais perturbações psicopatológicas da infância e adolescência
4 - Realizar avaliação psicopatológica em crianças e adolescentes.
5- Elaborar um relatório psicológico.
6 – Refletir sobre aspetos éticos e deontológicos da identificação e diagnóstico das perturbações psicopatológicas

Objectivos Específicos

1- Compreender a organização dos sistemas de classificação das perturbações psicológicas
2 - Realizar diagnósticos diferenciais
3 - Compreender a dinâmica biopsicossocial de cada perturbação psicológica ;
4 - Utilizar instrumentos de avaliação psicopatológica em crianças e adolescentes.
5- Elaborar um relatório psicológico.
6-Conhecer os limites éticos e deontológicos subjacentes aos diagnósticos

Competências a adquirir

- Identificar e diagnosticar perturbações de cariz psicopatológico em crianças e adolescentes.
- Utilizar instrumentos de avaliação das psicopatologias.
- Elaborar relatórios psicológicos
- Intervir em conformidade com a ética e deontologia inerentes à prática do psicólogo

Metodologia de Ensino

- Prática expositiva
- Prática ativa - estudos de caso e recurso a prática colaborativa; visualização de vídeos com prática reflexiva

Conteúdos Programáticos

1 O normal e o patológico.
2 Concetualização sobre Saúde mental e sobre Psicopatologia.
3 Teorias gerais da psicopatologia.
4 Psicopatologia do desenvolvimento
a) Psicopatologia do desenvolvimento como uma disciplina científica
b) Etiologia das perturbações psicológicas: fatores genéticos, neurobiológicos, ambientais e epigenéticos
c) Vulnerabilidade, resiliência, fatores de risco e fatores de proteção
d) Mudança do perfil dos sintomas ao longo dos estádios de desenvolvimento
5. Rede de cuidados de saúde mental na criança e adolescente – educação, justiça, cuidados de saúde primários, psiquiatria
6 O valor do sintoma - importância da anamnese e da entrevista clínica
a) semiologia do sintoma
b) constelação de sintomas -. as síndromes
7 Sistemas de classificação das perturbações psicológicas – categoriais - DSM e ICD; semióticos (psicanalíticos)- CFTMEA
8Perturbações de internalização e de externalização do comportamento
9.Principais perturbações da criança e do adolescente – etiologia, características e sintomas, avaliação psicológica e intervenção
a) Perturbações do neurodesenvolvimento
b) Perturbações de ansiedade, perturbações obsessivo-compulsivas, perturbações relacionadas com trauma e fatores de stress
c) Perturbações depressivas
d) Perturbações psicóticas
e) Perturbações da alimentação e da ingestão
f) Perturbações da eliminação
g) Perturbações disruptivas, do controlo dos impulsos e do comportamento
h) Perturbações relacionadas com substâncias e perturbações aditivas
i) Disforia de género em crianças e adolescentes
j) Outras situações que podem ser foco de atenção clínica (problemas relacionais, abuso e negligência)
10 O relatório psicológico
11 Ética e deontologia no diagnóstico em Psicopatologia

Métodos de Avaliação

- Participação nos estudos de caso - um por cada perturbação 5%
- Participação nos debates sobre os vídeos visualizados 5%
- Reflexão individual sobre uma das perturbações, mas considerando a abordagem ao normal e patológico e às questões éticas sobre o diagnóstico 35%
- Realização de um trabalho de grupo, de cariz transdisciplinar, onde os alunos contatarão com situações reais, aplicarão instrumentos com supervisão, realizarão o diagnóstico e o relatório 55%

Recursos Didácticos

- slides em power point
- artigos de fundamentação teórica
- vídeos
- estudos de caso

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

- Perturbações psicopatológicas da criança e do adolescente
- Sistemas categoriais de classificação das perturbações

Bibliografia Principal

Autor Butcher, J. N.,; Kendall, P. C
Título APA handbook of psychopathology: Child and adoles
Edição
Local New york
Editora APA
Ano 2018
Autor Monteiro, P; ------
Título Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescênci
Edição
Local Lisboa
Editora Lidel
Ano 2014
Autor Beauchaine, T.; Hinshaw, S.
Título Child and adolescent Psychopatology
Edição
Local New Jersey
Editora Wiley
Ano 2017