Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão

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ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - 2016/2017

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente: Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutor Pedro Rodrigues

Carga Horária

Teórico-prática : 1 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta Unidade Curricular tem como objectivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações. É tarefa fundamental desta cadeira transmitir os conhecimentos básicos para um adequado raciocínio estratégico nas modernas organizações empresariais.

Objectivos Específicos

Fornecer uma visão integrada das modernas organizações,quer na sua dimensão estratégica quer na sua vertente operacional. Esta componente operacional será combinada com os conhecimentos teóricos e práticos considerados fundamentais,de modo a que seja transmitido quais as decisões mais relevantes para as várias áreas funcionais duma empresa.

Competências a adquirir

Capacidade de identificar as componentes e os assuntos estratégicos mais importantes que se devem dominar numa organização.
Aplicação de conceitos apropriados para desenvolver e implementar uma estratégia ao nível da unidade de negócio;
Aplicação de técnicas de análise de indústria, análise do ambiente e de concorrência.

Metodologia de Ensino

Exposição e discussão de conceitos teóricos e de técnicas desenvolvidas no âmbito da gestão estratégica;
Debate e resolução de casos de estudo;
Discussão de artigos científicos no âmbito da gestão estratégica.

Conteúdos Programáticos

1. A Gestão Estratégica
1.1. Conceito de estratégia
1.2. Planeamento Estratégico Vs Planeamento Táctico
1.3. Missão e Visão estratégicas
2. Vantagem competitiva
3. Posicionamento estratégico: Onde e Como Competir.
3.1. Os mapas de invasão de mercados
4. Modelos estratégicos
4.1. Estratégias genéricas de Porter
4.2. Estratégias de Crescimento intensivo Intensive Growth
4.2.1. Modelo de Ansoff
4.3. Estratégias de crescimento integrado Integrative Growth
4.4. Estratégias de diversificação (Diversification Growth)
4.5. Estratégias de Downsizing
5. Análise e Auditoria estratégica
5.1. Análise do ambiente externo.
5.1.1. Modelo PESTLE
5.1.2. Modelo das cinco forças competitivas de Porter
6. Diagnóstico interno
6.1. Modelos de portfólio: BCG, McKinsey
6.2. Análise SWOT
7. Cadeia de valor
8. Internacionalização e Diversificação

Métodos de Avaliação

Presença em aulas;
Trabalho de grupo - realização de um estudo de caso ou plano/análise estratégico(a).
Exame escrito.

Recursos Didácticos

Videoprojector e plataforma moodle

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Estratégia Empresarial
Vantagem Competitiva
Implementação Estratégica

Bibliografia Principal

Autor Scholes, J. et al.
Título Exploring Corporate Strategy: Text and Cases
Editora Prentice Hall
Ano 2008
Autor Ireland,R., Hitt,M., Hoskisson R.
Título Administração Estratégica
Local São Paulo
Editora Thompson
Ano 2002
Autor Rumelt, Teece,Schendel
Título Fundamental Issues in Strategy
Local Boston
Editora HBR
Ano 1994