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JUSTIÇA, ÉTICA E DIREITOS FUNDAMENTAIS - 2023/2024

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5

Docentes

Regente: Prof. Doutora Gabriela Mesquita Borges
Assistentes: Prof. Doutora Gabriela Mesquita Borges

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórica : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular visa capacitar os estudantes a serem pensadores críticos, responsáveis e colaborativos na área da justiça, ética e direitos fundamentais. Eles serão incentivados a desenvolver habilidades analíticas, tomar decisões éticas fundamentadas e trabalhar efetivamente em equipa, preparando-os para enfrentar os desafios éticos que podem surgir em suas carreiras académicas e profissionais.

Objectivos Específicos

i. Compreender os conceitos fundamentais de justiça, ética e direitos fundamentais e a sua relevância para a sociedade contemporânea.
ii. Reconhecer a importância da ética e dos direitos fundamentais nas investigações quantitativas e qualitativas.
iii. Analisar os desafios éticos enfrentados pelos pesquisadores ao realizar investigações quantitativas e qualitativas.
iv. Identificar e discutir os princípios éticos que devem orientar a recolha, análise e interpretação de dados.

Competências a adquirir

i. Colaborar de forma efetiva em atividades em grupo, compartilhando ideias, conhecimentos e perspectivas sobre questões éticas.
ii. Demonstrar habilidades de comunicação e escuta ativa para promover a discussão construtiva e respeitosa com os colegas.
iii. Participar ativamente na análise crítica de estudos de caso e na identificação de soluções éticas, considerando diferentes pontos de vista.

Metodologia de Ensino

i. Utilização de recursos audiovisuais para enriquecer as aulas, incluindo vídeos, apresentações multimídia e recursos visuais relevantes.
ii. Análise de textos científicos selecionados, promovendo a leitura crítica e a compreensão aprofundada dos temas abordados na unidade curricular.
iii. Realização de exercícios práticos que envolvem a aplicação dos conceitos aprendidos, permitindo aos alunos uma experiência prática e concreta relacionada aos conteúdos teóricos.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à Justiça, Ética e Direitos Fundamentais
1.1. Conceitos básicos de justiça, ética e direitos fundamentais
1.2. Exploração da importância desses conceitos nas investigações quantitativas e qualitativas
1.3. Discussão sobre os desafios éticos envolvidos nessas investigações

2. Fundamentos Éticos na Pesquisa Quantitativa
2.1. Princípios éticos na recolha, análise e apresentação de dados quantitativos
2.3. Identificação e discussão de possíveis violações éticas em pesquisas quantitativas
2.4. Debates sobre privacidade, consentimento informado e proteção dos participantes

3. Fundamentos Éticos na Pesquisa Qualitativa
3.1. Princípios éticos na recolha, análise e interpretação de dados qualitativos
3.2. Exploração de questões como confidencialidade, anonimato e consentimento na pesquisa qualitativa
3.3. Discussão sobre a importância de considerar a diversidade cultural e as perspectivas dos participantes

4. Direitos Fundamentais dos Participantes de Pesquisa
4.1. Visão geral dos direitos fundamentais dos participantes de pesquisas
4.2. Discussão sobre a responsabilidade dos pesquisadores na proteção desses direitos
4.3. Exemplos de casos éticos envolvendo pesquisas e os seus impactos nos direitos dos participantes

5. Direitos Fundamentais dos Investigadores
5.1. O uso da reflexividade como prática ética
5.2. A reflexividade em relação aos métodos de pesquisa e à condução da pesquisa
5.3. A reflexividade e a importância dos cadernos de campo

Métodos de Avaliação

A realização de um trabalho científico. Durante essa atividade, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina. O trabalho envolve a escolha de um artigo cientifico constituído por um estudo empírico sobre o qual os alunos serão incentivados a refletir criticamente, nomeadamente através do desenvolvimento da reflexividade, centrada nas questões éticas subjacentes a qualquer estudo empírico.

Recursos Didácticos

i. Utilização de recursos audiovisuais para enriquecer as aulas, incluindo vídeos, apresentações
multimídia e recursos visuais relevantes.
ii. Análise de textos científicos selecionados, promovendo a leitura crítica e a compreensão
aprofundada dos temas abordados na unidade curricular.
iii. Realização de exercícios práticos que envolvem a aplicação dos conceitos aprendidos,
permitindo aos alunos uma experiência prática e concreta relacionada aos conteúdos teóricos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

1 - Justiça.
2 - Ética.
3 - Direitos Fundamentais.
4 - Pesquisa Quantitativa.
5 - Pesquisa Qualitativa.

Bibliografia Principal

Autor Kara, H.
Título Research Ethics in the Real World
Edição 1st edition
Editora Bristol University Press
Ano 2018
Autor Sieber, J. E. & Tolich, M. B.
Título Planning Ethically Responsible Research
Edição 2nd edition
Editora Sage
Ano 2015
Autor Creswell, J., W. &. Creswell, D.
Título Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mi
Edição 5th edition
Editora Sage
Ano 2018

Bibliografia Complementar

Autor Leavy, P.
Título Research Design : Quantitative, Qualitative, Mixed
Autor Resnik, D., B.
Título The Ethics of Science: An Introduction
Edição 1st edition
Local
Editora Routledge
Ano 1998