Cursos / 3º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Doutoramento Em Arquitectura

English Version

SEMINÁRIO E METODOLOGIAS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO - 2023/2024

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 15

Docentes

Regente: Prof. Doutor Miguel Malheiro

Carga Horária

Seminário : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

A frequência de um Curso de Doutoramento pressupõe a aquisição prévia de competências ao nível das metodologias de investigação e da comunicação escrita e oral, contribui para o planeamento dos trabalhos a realizar, quer quanto à estruturação das suas diversas fases, quer quanto aos objetivos a alcançar progressivamente, e para uma participação ativa nos circuitos de divulgação e de discussão científica.

Objectivos Específicos

Constitui objetivo principal desta Unidade Curricular, o de proporcionar aos Doutorandos uma visão detalhada e prática do processo de investigação no âmbito de um Doutoramento, promovendo o contacto com metodologias e ferramentas de trabalho no contexto académico e científico. Pretende-se que os Doutorandos desenvolvam capacidades na estruturação e apresentação do seu trabalho, identificando as diferenças entre os vários contextos e suportes comunicacionais.

Competências a adquirir

Como resultados da aprendizagem nesta unidade curricular, pretende-se que os Doutorandos adquiram competências analíticas e críticas na procura de oportunidades de inovação e desenvolvimento no contexto da definição de um tema de investigação, na apresentação clara do seu âmbito e objetivos, na pesquisa de fontes de informação, assim como na identificação da
metodologia de investigação e métodos e meios de pesquisa mais adequados.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino abarca uma componente teórica e uma componente prática. A componente teórica focará nos fundamentos do processo de investigação, recorrendo ao apoio de bibliografia especializada para construir o referencial de conhecimento, e para criar as competências necessárias para a realização do trabalho prático. A componente prática focará no acompanhamento e discussão do trabalho prático a realizar, e na experimentação de ferramentas digitais para apoio à investigação.

Conteúdos Programáticos

O programa pretende abordar as várias aproximações metodológicas e as diferentes fases do processo de investigação em arquitetura: - Aspetos conceptuais: conceitos de ciência e investigação; metodologias de investigação em Arquitetura; a formulação do problema (rigor e objetividade); a teoria científica e métodos de comprovação (hipótese, pensamento dedutivo e indutivo); o conceito de paradigma; - Planeamento da investigação: estilos de investigação e enquadramento nas metodologias de investigação; fontes e recolha de dados; - Escolha do tema de trabalho: fatores que influenciam a escolha e questões a serem colocadas (o quê, porquê, onde, quando, como, quem e quanto); a definição dos tópicos e análise dos tópicos de interesse pessoal; conhecimentos adquiridos; tendências de tópicos de investigação atual; dados requeridos; fontes de dados disponíveis; limitações à investigação; - A avaliação do tema: alternativas para a definição do tema; o refinamento do tema durante a investigação preliminar; - A proposta de investigação: conteúdos de uma proposta de investigação (título, âmbito, pressupostos, objetivos, hipótese); - A investigação preliminar: a investigação preliminar como processo de confirmação do âmbito, objetivos e hipóteses em estudo; definição das bases para o detalhe do trabalho de investigação (estudos existentes, alternativas, formulação e confirmação do processo de investigação); definições e pressupostos; Estado da Arte (revisão das teorias e revisão crítica da bibliografia), recolha e análise de dados (estruturação da recolha, tipos de documentos, fontes de documentos e dados, métodos de recolha de dados); - A construção do modelo teórico: definição da teoria adotada; - O trabalho empírico: formulação de experiências; pesquisa com casos de estudo; modelação; simulações; - A definição de hipóteses: conceito; requisitos de uma hipótese; o papel das hipóteses na investigação; verificação das hipóteses; validação das hipóteses; - Recolha e análise de dados: objetivos da recolha de dados; requisitos dos dados; métodos de obtenção de dados (inspeções, questionários, entrevistas, casos de estudo); princípios da obtenção e tratamento de dados; amostragem (objetivos, tipos de amostragem, dimensão); - Resultados e conclusões: produção de resultados; validação e discussão; conclusões e recomendações; limitações do estudo; investigação futura. Nesta Unidade Curricular serão também abordados os aspetos comunicacionais da investigação, com especial ênfase na estrutura e redação de diversos tipos de documentos: - Tipos de suportes: tese, artigo científico, relatório, comunicação, apresentações orais e posters; - Elementos de composição de documentos: título, resumo, introdução, revisão do estado da arte, metodologia de investigação, resultados, conclusões, referências, apêndices; - Redação de documentos: estilo e tipo de linguagem, título, parágrafos, pontuação, argumentação, apresentação de dados (figuras, tabelas), revisões; - Convenções: sistemas de referências, modos de citação, sistemas padrão de quantidades e unidades. Consta ainda do Programa desta Unidade Curricular, a familiarização dos Doutorandos com os aspetos éticos relacionados com a investigação: - Princípios éticos na investigação: integridade e qualidade, confidencialidade e independência; - Referências: citações, clareza do conteúdo e do contexto, propriedade intelectual e direitos de autor; - Credibilidade das fontes bibliográficas; - Utilização e proteção de dados.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular é o lugar onde conflui a informação retida pela apresentação e discussão de exemplos de investigação em conjunto com as competências que o aluno adquire através daquilo que descobre nas obras e textos que estuda.
A avaliação consiste na realização de um trabalho individual que define o tema, a questão de investigação e a bibliografia associada que o aluno pretende tratar na sua tese de doutoramento.

Recursos Didácticos

Como recursos didáticos serão utilizados os seguintes: - Meios comunicacionais em suporte digital para a apresentação dos conteúdos programáticos; - Plataformas de busca de fontes de conhecimento; - Programas de gestão de fontes.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Doutoramento
Arquitetura
Investigação
Metodologias
Ferramentas
Fontes

Bibliografia Principal

Autor Ahmed, V., Opoku; A. & Aziz, Z.
Título Research Methodology in the Built Environment- A S
Local Abingdon
Editora Routledge
Ano 2016
Autor Boden, I.; Ray, K.R.
Título The Dissertation - An Architecture Student’s Handb
Local London
Editora Architectural Press
Ano 2006
Autor Emmitt, S.
Título Architectural Technology Research & Practice
Local Chichester
Editora Wiley-Blackwell
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor Fellows, R.; Liu, A.
Título Research Methods for Construction
Autor Groat, L.; Wang, D.
Título Architectural Research Methods