/ FCEE :: MASTER EM MARKETING MANAGEMENT

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

A globalização da economia e as inovações tecnológicas exigem por parte das empresas / organizações uma orientação total para a compreensão e satisfação das necessidades do consumidor final como forma de se diferenciarem, acrescentarem valor e com isso ganharem vantagens competitivas. Pelo que, as organizações necessitam, cada vez mais, de profissionais qualificados nas áreas do Marketing, áreas que se encontram em constante evolução.
A proposta de valor reside no facto de este Master encontrar-se estruturado de uma forma modular, acoplando áreas de especialização e um projeto. Outro aspeto diferenciador reside no foco no participante, sendo que este curso foi desenhado para responder às suas necessidades, permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma proposta de valor de excelência, em horário compatível com a permanência na empresa. As unidades que formam a estrutura curricular podem ainda ser creditadas no Mestrado em Marketing ou, parcialmente, no Mestrado em Gestão, em caso de admissão a estes ciclos de estudos.

 

Objetivos

O Master em Marketing Management possibilita o desenvolvimento de conhecimentos de nível avançado relativos à orientação para o mercado, conhecimento do comportamento do consumidor, direcção comercial, e todas as áreas que se representam essencialmente na filosofia de gestão denominada de Marketing. Apresenta uma forte componente prática aplicada em estudos de caso e em simulação empresarial, culminando na realização de um projecto aplicado em contexto real.

 

Destinatários

Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade, Fiscalidade e Engenharia.

Sendo a área de Marketing uma área transversal a vários perfis profissionais, poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

Marketing Estratégico (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O marketing estratégico tem como objectivo definir a proposta de valor e o posicionamento de uma organização ou de um produto/ serviço no mercado onde compete. Este módulo compreende a análise de temas na área do planeamento estratégico vs. de marketing; estratégia de marketing; plano de marketing; análise de mercado; identificação dos segmentos de mercado e selecção de alvos; diferenciação e posicionamento; desenvolvimento de novos produtos; processo de internacionalização e oferta no mercado global.

Marketing Operacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A ênfase do módulo do marketing operacional é na actuação e comportamento das variáveis do Marketing mais conhecidas como Marketing-Mix, nomeadamente no que diz respeito: decisões de produto e de serviços; concepção da estratégia de produto; concepção e gestão de serviços; Desenvolvimento de capital da marca; estratégias de preço; canais de distribuição; comunicação.

Comportamento do Consumidor (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A importância do comportamento do consumidor para o marketing; teorias do comportamento do consumidor; elementos que influenciam a compra (necessidades, percepções, atitudes, etc.); condicionantes externos explicativos (cultura, classe e grupos sociais, etc..); o processo de decisão de compra.

Estudos de Mercado (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Esta unidade irá incidir nos seguintes tópicos: sondagens e aplicações em empresas de grande e pequena dimensão; aplicações empresariais dos estudos de mercado; design do estudo de mercado; definição do problema; utilização e apreciação da informação existente; métodos de recolha de dados quantitativos e qualitativos; tratamento, análise e discussão de dados; apresentação de resultados.

Seminários sobre tópicos avançados na área da Gestão de Marketing (24 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências nas diversas áreas de especialização do Master, nomeadamente na Gestão do Marketing, no CRM, na Inovação e Logística, e no Marketing Digital, e serão da responsabilidade de profissionais e especialistas.

Projeto - (12 horas)
Esta unidade curricular tem como objetivo a elaboração de um projeto numa das áreas de especialização do Master em contexto real. Cada participante irá selecionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. As horas previstas dizem respeito ao acompanhamento personalizado (à medida) da execução do projeto.

 

Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira, Coordenadora
Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Carlos Martins
Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa
Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa
Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico
Consultor

Cristina Cunha
Doutora em Sociologia. Especialista em Neuromarketing e Estudos de Mercado
Docente da Universidade Lusíada - Norte
Investigadora do Instituto de Sociologia (Universidade do Porto)
Consultora e Formadora no domínio dos estudos de mercado.

Paula Rodrigues
Doutora em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Mestre em Ensino da Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigadora

Paulo Ramos
Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido)
Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador
Gestor/Consultor
 
Pedro Rodrigues
Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
Mestre Gestão de Marketing
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
Consultor Sénior da Portugal Telecom

 

Duração

A duração total do curso de Pós-graduação é de 176 horas.

 

Avaliação

A avaliação será realizada com base no seguinte:
60% - Avaliação contínua (Pontos escritos/trabalhos)
40% - Exame final escrito

Na unidade curricular de Projeto, será desenvolvido um trabalho de aplicação real, seguindo uma estrutura pré-definida e, no final, defendido perante um Júri.

 

Titulação

- A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de Master em Marketing Management;
- As unidades curriculares deste Master são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing que sejam consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.

 

Locais de realização

Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Universidade Lusíada – Norte, Porto

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas:
(1ª fase): 1 a 30 de Junho de 2017
(2ª fase): 1 a 31 de Julho de 2017
(3ª fase): 1 de Agosto a 8 de Setembro de 2017

Inscrições: 18 a 22 de Setembro de 2017
Início de aulas: 4 de Outubro de 2017

Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas)

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2017-07-04 10:26