FCEE :: MBA EXECUTIVO

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

O MBA Executivo é um projecto de excelência, constituído à medida das necessidades da região onde se insere. Consiste:

  • Unidade 0 (opcional) - aproximação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras áreas do saber, diferentes das ciências sociais;
  • Unidades 1 a 4 - áreas fundamentais da gestão - estratégia, finanças empresariais, marketing e gestão de operações;
  • Unidades de suporte alinhados com um plano de negócios com 5 blocos constituintes;
  • Projeto In-SIGHT-Out apresentado perante um júri de empresários, business angels e banca, destinado a escrutinar grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negócio.

A proposta de valor deste MBA focaliza-se:

  • No Networking empresarial (admissão de participantes oriundos de variados sectores de atividade com formações e experiências prévias diversificadas);
  • Na resposta às necessidades das PMEs que compõem maioritariamente o tecido empresarial português e europeu;
  • Destinatário, permitindo conciliar vida profissional com exigência de MBA de alto nível, em horário compatível com a permanência na empresa;
  • Na creditação de unidades curriculares do MBA em Mestrados de Gestão ou de Marketing.

“Tem espírito de iniciativa e vocação empresarial?
Vive a pensar em formas inovadoras para criar valor e melhorar ou transformar a sua organização?
Então este MBA é para si!”

 

Objetivos

Criação e atualização de competências e conhecimentos nas áreas de gestão e administração de empresas altamente competitivas através de um programa inovador em gestão de negócios.

A escala e velocidade em que os modelos de negócio transformam, hoje, o panorama industrial não tem precedentes. Modelos que revolucionaram o negócio da música online (i-Tunes), das chamadas telefónicas grátis (Skype) ou da mobilidade (Huber) demonstram que o desafio reside em modelos de negócio inovadores que criam valor para as empresas, clientes e sociedade.

 

Destinatários

Licenciados com interesse na área de Gestão.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

Unidade 0 – Uniformização de Conhecimentos (8 horas)
Módulo opcional para destinatários provenientes de outras áreas de formação diferentes das ciências empresariais. Neste módulo serão abordados temas relacionados com as áreas nucleares do MBA, tais como as finanças e a estratégia.

Áreas Fundamentais – Unidades Curriculares 1 a 4

Estratégia Empresarial (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este módulo do MBA tem como objectivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.

Finanças Empresariais (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este módulo visa dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresenta-se os principais instrumentos derivados e suas características e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.

Marketing (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este módulo tem um duplo objectivo: por um lado fornecer a atitude e pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing.

Gestão de Operações e Logística (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este módulo incidirá sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logística; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization.

Os 5 Blocos Constituintes do Plano de Negócios

Competências Centrais, Recursos e Parcerias (8 horas)
O primeiro passo da elaboração do plano de negócios é identificar quais as competências centrais da empresa / individuo que o propõe. Isto é, responder às questões: em que é que somos bons? o que sabemos fazer que nos distingue da concorrência? Outro aspecto importante é saber quais os recursos que dispomos e os que são necessários, tanto a nível financeiro, como de recursos humanos, de infraestruturas ou tecnologias. E quem são os parceiros chave que nos permitirão encontrar soluções.

Propostas de Valor (8 horas)
Um bom plano de negócios assenta essencialmente numa proposta de valor bem estruturada. Neste módulo de suporte serão abordados vários modelos de propostas de valor: baseadas no custo, na diferenciação, na inovação, entre outras.

Omni Channel (8 horas)
Nós somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vários canais – aplicações móveis, lojas on-line, catálogos, lojas físicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este módulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão.

Gestão da Relação com Clientes (8 horas)
Este módulo aborda a importância da gestão das relações com os clientes, dando especial enfâse à segmentação e escolha do target, assim como, à implementação de modelos de customer relationship management (CRM).

Análise Económica e Financeira do Plano de Negócios (8 horas)
A viabilidade económica e financeira do plano é crucial para que o mesmo tenha sucesso na obtenção de apoios tanto a nível de candidaturas ao Portugal 2020, como na banca ou através de capital de risco. Este módulo aborda os principais modelos de análise económica e financeira.

Programa de Aprendizagem Ativa (12h)
O programa de aprendizagem ativa acompanha todo o MBA executivo e consiste num conjunto de iniciativas promovidas pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa que visam a aquisição de competências multidisciplinares relacionadas com o empreendedorismo, inovação e criatividade.

Projeto In-Sight-Out (8h)
Durante o MBA Executivo os estudantes irão desenvolver um projecto aplicado à resolução de um desafio de uma empresa, que permitirá integrar os conhecimentos obtidos ao longo do ano. Cada participante irá seleccionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. Este projeto terá um acompanhamento personalizado (à medida) da sua execução através de um sistema de tutoria.

 

Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)
Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido). Diretora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão. Docente e investigadoras nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor.
Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

Ana Neves
[a divulgar oportunamente]

Carlos Martins
Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa
Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão
Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa
Licenciado em Gestão e Administração Publica pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico
Consultor

Hugo Ribeiro da Silva
Doutor em Economia da Empresa na área do marketing pela Universidade Rey Juan Carlos – Madrid
Detentor do MBA Internacional da Católica Porto Business School
Docente Universitário
Acionista e Administrador Executivo da XRS Motors SA

Isabel Barbieri
Doutoramento em Ciências Empresariais - Universidad Rey Juan Carlos --‐ Madrid
Mestrado em Gestão de Serviços e Clientes - IPAM
Licenciatura em Gestão de Marketing - IPAM

Nuno Miller
Possuidor do Certificado de MBA Executivo em Gestão pela EUDEM
Licenciado em Sistemas de Informação pela Universidade do Minho
Director dos Canais de Comunicação Digital da SONAE: e-commerce e Mobile Solutions.
Forte experiência em sistemas de informação e consultoria em gestão para gestores de nível superior, na área das vendas e e-commerce, de start-ups e grandes empresas, das abordagens locais às globais, desde as compras aos negócios e estratégias de marketing

Paulo Cardoso
Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2003)
Reconhecimento do título para o território português atribuído pela Universidade do Minho
Aptidão Científica para a Investigação (Suficiência Investigadora) no âmbito do Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2000)
Conclusão e defesa pública da respetiva Tesina
Docente da Universidade Lusíada – Norte
 
Pedro Rodrigues
Doutor em Ciências Empresariais na Universidad Rey Juan Carlos - Madrid
Mestre em Gestão de Marketing
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes
Consultor Sénior da Portugal Telecom

 

Vasco Leite
Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa
Docente da Universidade Lusíada – Norte
Investigador
Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

 

Duração

A duração total do curso de MBA é de 200 horas.

 

Avaliação

Avaliação contínua, com presença obrigatória em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular;
Exame final escrito obrigatório em cada unidade curricular.

Os 5 blocos constituintes do plano de negócios serão avaliados através do Projeto. A avaliação terá por objeto a elaboração do plano de negócios que o estudante deverá apresentar e defender perante um Júri.

 

Titulação

- A aprovação em todas as unidades curriculares deste curso confere o direito à passagem de um Diploma de MBA Executivo;
- As unidades curriculares da componente Áreas Fundamentais (unidades curriculares 1 a 4) são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- As unidades curriculares de “Estratégia Empresarial”; “Marketing” e “Gestão de Operações e Logística”, são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Marketing da Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão, que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos;
- Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão apenas direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.

 

Locais de realização

Universidade Lusíada – Norte, Campus de Vila Nova de Famalicão
Universidade Lusíada – Norte, Porto

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas (1ª fase): 1 a 30 de Junho de 2018
(2ª fase): 1 a 31 de Julho de 2018
(3ª fase): 1 de Agosto a 7 de Setembro de 2018
Inscrições: 17 a 24 de Setembro de 2018
Início de aulas: 1 de Outubro de 2018

Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana, no horário 18.00-22.00 horas)

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Cópia do Certificado de Habilitações
  • Curriculum, científico e académico
  • Elementos de identificação constantes do cartão de cidadão e uma fotografia
  • Ficha de candidatura (a obter nos serviços da Universidade Lusíada ou na página web)

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2021-11-30 12:28