/ FCEE :: MBA EXECUTIVO

 

DOWNLOAD BROCHURA

 

Coordenação

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora

 

Apresentação

O MBA Executivo é um projecto de excelência, desenhado à medida das necessidades da região onde se encontra inserido.
Numa primeira fase será realizada uma aproximação de nivelação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras áreas de formação que não a economia ou gestão, seguindo-se um conjunto de áreas fundamentais da gestão, nomeadamente a estratégia, as finanças, o marketing e as operações. O MBA culmina com a elaboração do projeto intitulado de In-SIGHT-Out, que visa a dinamização de uma ideia de negócio desde a sua conceção ao projeto de investimento. As ideias de negócio serão apresentadas perante um júri de empresários, business angels e a banca. As ideias passarão por um escrutínio em termos de grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negócio e os melhores projetos serão incubados e/ou apoiados pelos parceiros da Faculdade de Ciências da Empresa e da Economia.

A proposta de valor reside no facto de este MBA ter sido concebido de forma a admitir participantes com formações e experiências prévias diversificadas e provenientes de variados sectores de atividade, mas essencialmente adaptado para a região envolvente maioritariamente constituída por PME. Outro aspeto diferenciador reside no foco no participante, sendo que este curso foi desenhado para responder às suas necessidades, permitindo a conciliação entre a vida pessoal e profissional com a exigência de uma proposta de valor de excelência, em horário compatível com a permanência na empresa. As Unidades Curriculares do MBA podem ainda ser na sua totalidade creditadas no Mestrado em Gestão.

 

Objetivos

O MBA Executivo é um programa avançado em gestão de negócios, cujo objetivo central é o da criação e atualização de competências e conhecimentos nas áreas de gestão e administração de empresas altamente competitivas.

 

Destinatários

Licenciados em Marketing, Gestão, Economia, Ciências Económicas e Empresariais, Contabilidade e Engenharia. Poderão ainda ser admitidos candidatos com outros perfis profissionais, desde que possuidores de um grau académico.

 

Estrutura curricular / Conteúdos programáticos

Seminários de Homogeneização (opcional) (8 horas)
Os seminários de homogeneização destinam-se a candidatos que venham de outras áreas de conhecimento que não as ciências económicas e empresariais.

(*) Estratégia Empresarial (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Esta Unidade Curricular tem como objectivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.

(*) Comportamento Organizacional (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
A complexidade crescente das organizações exige que os seus gestores/economistas desenvolvam competências que lhes permitam diagnosticar, de forma integrada, os problemas organizacionais com os quais se defrontam, e desenvolver as correspondentes estratégias de mudança.

(*) Finanças (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
O objetivo da unidade curricular é dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresenta-se os principais instrumentos derivados e suas características e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.

(*) Marketing (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Esta disciplina tem um duplo objectivo: por um lado fornecer a atitude e pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing.

(*) Métodos Quantitativos (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Pretende-se dotar os estudantes dos conhecimentos e instrumentos suficientes que se prendem com a utilização da lógica e dos métodos da matemática e estatística no estudo quantitativo do meio envolvente, com base na recolha, interpretação e quantificação dos dados.

(*) Sistemas de Informação (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Enquadrar os SI no âmbito das Tecnologias, Sistemas e Aplicações e da Sociedade da Informação. Proporcionar metodologias que permitam avaliar sistemas de informação e soluções apoiadas em tecnologias de informação para a resolução de problemas em empresas e noutras organizações.

(*) Gestão de Operações e Logística (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS)
Este módulo irá incidir sobre temas como: operações nos serviços; e-commerce e logística; sustentabilidade nas cadeias de abastecimento; criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento; gestão estratégica das compras; gestão dos transportes; servitization.

Seminários de Novas Tendências - (12 horas)
Os seminários irão abordar as novas tendências nas diversas áreas de especialização do MBA Executivo e serão proferidos por profissionais e especialistas.

Projecto - (15 horas)
Esta unidade curricular tem como objectivo a elaboração de um projecto numa das áreas de especialização do MBA em contexto real. Cada participante irá seleccionar uma ideia de negócio ou uma empresa (de entre as empresas que patrocinam o MBA) para desenvolverem um plano de negócios. As horas previstas dizem respeito ao acompanhamento personalizado (à medida) da execução do projecto.

 

(*) Unidades curriculares passíveis de serem creditadas no Mestrado em Gestão)

 

Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora)

  • Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Licenciada em Gestão também pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido)
  • Directora das Faculdades de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada – Norte, Porto e Campus de Vila Nova de Famalicão
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Coordenadora da linha de investigação de Gestão Empresarial do CLEGI - Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia e Gestão Industrial e investigadora da Society for Human Resources Management (Estados Unidos da América)
  • Consultora de empresas colabora regularmente com a William Battle Learning (Reino Unido) e a Real Consulting (Angola)

António Brito

  • Doutor em Engenharia Mecânica pela University of Cranfield (Reino Unido)
  • Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Licenciada em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • Possuidor de um Certificado de MBA da Universidade católica Portuguesa
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador na área dos Sistemas de Informação
  • Consultor de empresas em Programação / Sistemas de Informação e Simulação na área de gestão

Isabel Cantista

  • Doutora em Gestão de Empresas pela Universidade de Sheffield (Reino Unido)
  • Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigadora e Referee em várias revista e jornals

Isabel Torres

  • Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Mestre em Psicologia do Trabalho e das Empresas pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Licenciada em Psicologia do Trabalho e das Empresas também pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigadora

Paula Rodrigues

  • Doutora em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
  • Mestre em Ensino da Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
  • Licenciada em Economia pela Universidade Lusíada do Porto
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigadora

Paulo Ramos

  • Doutor em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
  • MSc Marketing & Product Management pela Universidade de Cranfield (Reino Unido)
  • Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade do Minho
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador
  • Gestor/Consultor

Sílvia Faria

  • Doutora em Ciências Económicas e Empresariais, vertente Marketing pela Universidade Rey Juan Carlos de Madrid
  • Mestre em Gestão Empresas, especialização em Marketing pela Universidade do Minho
  • Licenciada em Ciências Empresariais pelo ISCET
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigadora

Vasco Leite

  • Doutor em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto
  • Licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa
  • Docente da Universidade Lusíada – Norte
  • Investigador
  • Técnico superior da CCDRN, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte

 

Convidados que já colaboraram em outras edições

  • Carlos Latourette, Latourrette Consulting
  • Fernando Rodrigues, ICN Agency
  • Flávio Gart, Bazooka
  • Hugo Ribeiro da Silva, Porsche
  • Paula Arriscado, Grupo Salvador Caetano
  • Pedro Barbosa, El Corte Inglês
  • Rui Caramez, Linked2power

 

Duração

A duração total do curso de MBA é de 280 horas.

 

Avaliação

Nas unidades curriculares assinaladas (*), a avaliação será realizada com base no seguinte:
60% - Avaliação contínua (Pontos escritos/trabalhos)
40% - Exame final escrito

Na unidade curricular de Projecto, a avaliação terá por objeto um plano de negócios que o estudante deverá elaborar e defender perante um Júri.

 

Prazos e horário de funcionamento

Candidaturas: até 9 Setembro de 2016
Início do curso: 4 de Outubro de 2016

Horário de funcionamento do curso: Quartas e Sextas-feiras, no horário: 18.00-22.00 horas.

 

Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

Documentação necessária à candidatura
  • Certificado de Habilitações (original ou cópia autenticada)
  • “Curriculum vitae”
  • Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão
  • Uma Fotografia

 

Informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Universidade Lusíada - Norte (Porto)
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
T. +351 22 557 08 00
F. +351 22 557 08 97
e-mail: info@por.ulusiada.pt

Última actualização: 2017-03-14 17:23