FCEE :: MBA EXECUTIVO

CURSOS / MBA EXECUTIVO

 

BROCHURA

 

CANDIDATURA ON-LINE

 


Direção Científica

Elizabeth Real Oliveira, Prof.ª Doutora


Apresentação

O MBA Executivo é um projeto de formação avançada concebido à medida das necessidades da região onde se insere. Consiste:

  • Unidade 0 (opcional) - aproximação de conhecimentos para candidatos provenientes de outras áreas do saber, diferentes das ciências sociais;
  • Unidades 1 a 4 - áreas fundamentais da gestão - estratégia, finanças empresariais, marketing e gestão de operações;
  • Unidades de suporte alinhados com um plano de negócios;
  • Avaliação através da apresentação de um plano de negócios perante um júri de empresários, business angels e banca, destinado a escrutinar grau de inovação, viabilidade financeira e potencial de negócio.

A proposta de valor deste MBA focaliza-se:

  • No Networking empresarial (admissão de participantes oriundos de variados setores de atividade com formações e experiências prévias diversificadas);
  • Na resposta às necessidades das PME que compõem maioritariamente o tecido empresarial português e europeu;
  • No destinatário, permitindo conciliar a vida profissional com a exigência de um MBA de alto nível, em horário compatível com a permanência na empresa;
  • Na creditação de unidades curriculares do MBA em Mestrados de Gestão ou de Marketing em funcionamento na Universidade Lusíada no Porto e em Vila Nova de Famalicão.

“Tem espírito de iniciativa e vocação empresarial?
Vive a pensar em formas inovadoras para criar valor e melhorar ou transformar a sua organização?
Então este MBA é para si!”


Objetivos

Criação e atualização de competências e conhecimentos nas áreas de gestão e administração de empresas altamente competitivas através de um programa inovador em gestão de negócios.

A escala e velocidade em que os modelos de negócio transformam, hoje, o panorama industrial não tem precedentes. Modelos que revolucionaram o negócio da música online (i-Tunes), das chamadas telefónicas grátis (Skype) ou da mobilidade (Uber) demonstram que o desafio reside em modelos de negócio inovadores que criam valor para as empresas, clientes e sociedade.

Destinatários

Licenciados em Gestão, Economia, Marketing, Engenharia, ou em áreas científicas próximas ou afins.
Poderão ainda ser admitidos candidatos de outras áreas científicas, desde que possuidores de curriculum vitae demonstrativo de competências na área da Gestão. Estes candidatos deverão obrigatoriamente frequentar o módulo zero.


Ensino e avaliação

Ensino: Presença obrigatória, física e/ou a distância, em pelo menos 70% das aulas de cada unidade curricular.
Regime de avaliação: Avaliação contínua e exame final escrito obrigatórios em cada unidade curricular dos módulos fundamentais. Os módulos constituintes do plano de negócios serão avaliados através da realização, apresentação e defesa do Plano de Negócios. Avaliação Presencial sempre que compreenda realização de pontos escritos.


Titulação

A aprovação em todas as unidades curriculares deste Master confere o direito à passagem de um Diploma de MBA Executivo. Os estudantes finalistas que obtiverem aprovação em unidades curriculares avulsas, enquanto não concluírem a licenciatura, terão direito à passagem do respetivo Certificado de aprovação em tais unidades curriculares.


Plano de estudos

Unidade 0 – Uniformização de Conhecimentos (8 horas) - Módulo opcional para destinatários provenientes de outras áreas de formação diferentes das ciências empresariais. Neste módulo serão abordados temas relacionados com as áreas nucleares do MBA, tais como as finanças e a estratégia. Este módulo poderá ser leccionado em formato online através da plataforma Microsoft Teams (dependendo do número de inscritos).


Áreas Fundamentais

Estratégia Empresarial (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo do MBA tem como objetivo promover a compreensão da análise estratégica, o processo de decisão estratégico e sua implementação nas organizações.

Finanças (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo visa dar a conhecer aos estudantes os conceitos de Finanças Empresariais centrais nas técnicas tradicionais de avaliação de empresas. Adicionalmente apresentam-se os principais instrumentos derivados e suas características e como podem ser utilizados em estratégias de cobertura de riscos.

Marketing (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) - Este módulo tem um duplo objetivo: por um lado fornecer a atitude e o pensamento de marketing essenciais para a sua compreensão e integração na realidade empresarial; por outro lado, facultar o contacto com as novas abordagens e tendências na prática do marketing.

Gestão de Negócios Internacionais (15 horas TP; 20 horas OT / 7.5 ECTS) ¾ Este módulo incidirá sobre temas como: As razões para a internacionalização Globalização. A Orientação da Gestão. Estratégias de internacionalização. Avaliação dos mercados externos. Formas de entrada nos mercados externos. Produtos e de marcas internacional. Canais de distribuição internacionais Definição do preço em ambiente internacional. Incoterms.

* As 4 áreas fundamentais do MBA são leccionadas em conjunto com o 2º CE (Mestrado) em Gestão da Universidade Lusíada no Porto e em Vila Nova de Famalicão.


Módulos Constituintes do Plano de Negócios

Modelo de Negócios e Inovação (8 horas) - Durante o MBA Executivo os estudantes irão desenvolver um projeto aplicado à resolução de um desafio de uma empresa, que permitirá integrar os conhecimentos obtidos ao longo do ano. Cada participante irá selecionar uma ideia de negócio ou uma empresa para desenvolverem um plano de negócios. Neste módulo serão abordados diversos modelos de negócio e práticas inovadoras.

Omni Channel (8 horas) - Nós somos multicanal. A nossa experiência enquanto consumidores passa por vários canais – aplicações móveis, lojas on-line, catálogos, lojas físicas, TV, etc… – sendo que o nosso comportamento pode ser diferente de canal para canal. Este módulo aborda a estratégia do multicanal ao longo de todo o percurso de tomada de decisão.

Gestão da Relação com Clientes (8 horas) - Este módulo aborda a importância da gestão das relações com os clientes, dando especial enfâse à segmentação e escolha do target, assim como à implementação de modelos de customer relationship management (CRM).

Pessoas (8 horas) - Empresas disruptivas possuem líderes disruptivos porque líderes disruptivos, constroem e sedimentam organizações disruptivas o que pressupõe um alinhamento sistémico de propósito entre liderança e organização. Este módulo aborda conceitos da psicologia positiva, inteligência emocional e liderança estratégica, organizacional e situacional, assim como a importância de atrair e manter talento.

Comunicação e Redes Sociais (8 horas) - De acordo com um estudo da Microsoft a capacidade de atenção de um peixe dourado é, em média, de nove segundos e a do ser humano é hoje 8 segundos. Comunicar eficazmente e nos meios adequados é hoje fundamental para as organizações. Neste módulo serão exploradas técnicas de comunicação e desvendados os segredos das redes sociais e como tirar o melhor partido destas ferramentas.

Análise Económica e Financeira do Plano de Negócios (8 horas) - A viabilidade económica e financeira do plano é crucial para que o mesmo tenha sucesso na obtenção de apoios, tanto a nível de candidaturas ao Portugal 2020, como na banca ou através de capital de risco. Este módulo aborda os principais modelos de análise económica e financeira.


Masterclasses & Case Studies (12h)
As materclasses e os case studies consistem num programa de aprendizagem ativa que acompanha todo o MBA executivo e incide num conjunto de iniciativas promovidas pela Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa que visam a aquisição de competências multidisciplinares relacionadas com o empreendedorismo, inovação e criatividade. Estas masterclasses serão leccionadas por especialistas convidados em contexto empresarial.


Corpo Docente

Elizabeth Real Oliveira (Coordenadora) - Doutora em Gestão pela Universidade de Glamorgan (Reino Unido); Diretora da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa da Universidade Lusíada no Porto e em Vila Nova de Famalicão; Professora Auxiliar e investigadora nas áreas da gestão e desenvolvimento de recursos humanos e comportamento do consumidor; Consultora de empresas; Colaboradora regular da William Battle Learning (Reino Unido)  e da Real Consulting (Angola).

Carlos Martins - Doutor em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa; Mestre em Gestão (MBA) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão; Pós-Graduado em Marketing Internacional na Universidade Católica Portuguesa; Licenciado em Gestão e Administração Pública pelo ISCSP da Universidade Técnica de Lisboa; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada no Porto; Investigador nas áreas da estratégia e do planeamento estratégico; Consultor.

Paulo Cardoso - Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2003); Reconhecimento do título para o território português atribuído pela Universidade do Minho; Aptidão Científica para a Investigação (Suficiência Investigadora) no âmbito do Doutoramento em Publicidade e Relações Públicas pela Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (2000); Conclusão e defesa pública da respetiva Tesina; Professor Auxiliar da Universidade Lusíada no Porto. Licenciatura em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa.
 
Pedro Rodrigues - Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Rey Juan Carlos – Madrid; Mestre e Licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM); Professor Auxiliar da Universidade Lusíada no Porto; Investigador nas áreas: da marca, consumo experiencial, satisfação e lealdade de clientes.

Paulo Ramos - Doutor em Ciências Empresariais FEP-UP, MSc Marketing pela Cranfield University, UK, Lic. Relações Internacionais, UM. Professor auxiliar na Universidade Lusíada. Professor convidado: UCP, FC-UP. Investigador do CBQF da UCP-ESB e do COMEGI UL. Member of the editorial board do Journal of Organizational Studies and Innovation da MBAcademy, UK. Gestor e Diretor de Empresas com experiência na internacionalização.

Isabel Araújo - Doutora em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Professora Auxiliar da Universidade Lusíada no Porto, Professora Adjunta do ISCAP- Politécnico do Porto.

Flora Moura - Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA – Gaia; Técnica Superior Principal do Quadro da ARS Norte; Professora da Universidade Lusíada no Porto.

Joel Vaz - Doutor em Marketing e Estratégia pela Universidade do Minho, licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP e Professor Auxiliar na Universidade Lusíada no Porto.

Fernando Cardoso - Mestre em Finanças pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique; Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Professor da Universidade Lusíada no Porto e em Vila Nova de Famalicão; Docente do Instituto Superior de Gestão Bancária; Árbitro Tributário.

Jorge Figueiredo - Doutor em Análise Económica e Estratégia Empresarial (2019) pelas Universidade de Vigo, Corunha e Santiago de Compostela; Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (2009). Professor da Universidade Lusíada no Porto e em Vila Nova de Famalicão e Investigador do COMEGI.


- As unidades curriculares da componente Áreas Fundamentais - “Finanças”, “Estratégia Empresarial”, “Marketing”, “Gestão de Operações e Logística”, são creditáveis em unidades curriculares do Mestrado em Gestão que venham a ser consideradas equivalentes, em caso de admissão a este ciclo de estudos.


Duração, horário e local de funcionamento

A duração total do curso de MBA é de 200 horas e decorrerá ao longo do ano letivo.
Horário de funcionamento do curso: pós-laboral (2 dias/semana no horário 18.00-22.00 e/ou ao sábado das 9.00 às 13.00). Os módulos constituintes do plano de negócios, equivalentes a 60 horas do curso, poderão funcionar em regime de ensino online, sendo que algumas destas horas, correspondentes às Mastersclasses, poderão ser leccionadas em contexto empresarial.
Universidade Lusíada no Porto e em Vila Nova de Famalicão.


Prazos de candidatura e inscrição

Candidaturas: setembro de 2022


Custos de candidatura, inscrição e propina

Candidatura: 105€
Propina: 2.000€
Comparticipação no seguro escolar: 55€


Documentação

Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura


Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.


Contactos

Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>


Última actualização: 2022-07-21 08:42